INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ASPECTOS DA ARTE NA CULTURA INDÍGENA TERENA

  • Ana Lúcia Gomes da SILVA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS/Campus de Aquidauana
  • Ivani Catarina Arantes FAZENDA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Professores. Arte. Cultura Indígena.

Resumo

Este texto é um recorte da nossa pesquisa de pós-doutorado e busca compreender a ação docente no ensino de arte na cultura indígena Terena para a educação infantil. Investigamos sobre a formação de professores na perspectiva da interdisciplinaridade. As condições da pesquisa nos provocaram a pensar sobre o universo infantil indígena e daí surgiram os seguintes questionamentos: como tratar da sociologia da infância e não indagar sobre como as crianças indígenas dialogam com a arte e, nesta mesma direção como os professores da educação infantil ampliam este repertório diante da desvalorização que vem ocorrendo material e imaterial das manifestações culturais e artísticas do povo indígena? Tomamos como foco principal a pessoa do professor indígena da educação infantil nas expectativas como desejo imanente de mudanças na área de suas atividades educativas, artísticas e culturais. Quanto à orientação metodológica, seguimos os passos no exercício de uma prática interdisciplinar como balizadora no caminho percorrido. Nos valemos da pesquisa qualitativa, bibliográfica, empírica que nos remete a intervenção, cujos procedimentos incluíram levantamento e revisão da literatura sobre o tema para construção de um estado da arte. Apontamos como resultados um conjunto de conhecimentos no campo teórico investigativo da educação escolar indígena na formação de professores. Na mesma direção identificamos como integrar a arte com as diversas áreas do conhecimento, incluindo a abordagem interdisciplinar no material pedagógico para a infância. Uma forma de promover o diálogo da arte com a realidade da cultura indígena para valorização da história individual e coletiva da criança indígena.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: Anos oitenta e novos tempos. São Paulo: Perspectiva; Porto Alegre; Fundação IOCHPE, 1991.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Referenciais para implantação de programas de formação de professores indígenas nos sistemas estaduais de ensino. Brasília: MEC, 2001.

______. SECRETRARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais /PCN – Arte. 3ª ed. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília: MEC, 1998.

______. Parecer MEC/CEB/CNE n° 14/1999. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Brasília: Diário Oficial da União, 19/10/1999b, p.12.

______. Resolução CEB/CNE n° 3 de 10/11/1999. Fixa as Diretrizes Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas. Brasília: Diário Oficial da União de 14/12/1999a, p.58.

_____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CAMARGO, L. (org.) Arte-Educação: da pré-escola à universidade. 2. ed. São Paulo: Nobel, 1994

FAZENDA, I. C. A. (Org.); Lenoir (Org.); PIMENTA, S. (Org.); KENSKI, V. (Org.). Didática e Interdisciplinaridade. 9ª. ed. Campinas: Papirus, 2005.

_______. O que é Interdisciplinaridade? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

IAVALBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LOPES DA SILVA, Aracy; NUNES, Ângela; MACEDO, Ana Vera L. S. Crianças Indígenas: ensaios antropológicos. São Paulo, Global, 2002.

MARTINS, Miriam C, PICOSQUE Gisa e GUERRA M. Terezinha T. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

SILVA, Ana Lúcia Gomes. Interdisciplinaridade na Temática Indígena: aspectos teóricos e práticos da educação arte e cultura. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, 2013.

Publicado
2018-11-26