O MOMENTO HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DO ESPECIAL EM PONTA PORÃ E SUA RELAÇÃO COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Resumo
A educação inclusiva constituiu-se num paradigma educacional sobre a concepção dos direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como dois valores indissociáveis. Esta educação avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar a história da exclusão dentro e fora da escola. A partir desta perspectiva organizou-se o estudo aqui apresentado. Este organizou-se metodologicamente por meio de pesquisa bibliográfica,num primeiro momento, onde buscou-se elaborar um recorte sobre a história da Educação no Brasil, assim como da Educação Especial e pesquisa documental, num segundo momento, utilizando-se os registros históricos da APAE/ Ponta Porã afim de conhecer os fios da tecelagem deste tecido vivo, objetivando identificar o momento temporal de criação desta instituição neste município. Percebe-se a criação da APAE Ponta Porã responde a necessidade de um grupo de crianças e adolescentes em condição de deficiência, uma vez que é a única na região, atendendo a uma grande área: assentamentos, zonas rurais e urbanas.Enquanto tecido vivo, espelha toda a complexidade das relações humanas envolvendo a problemática da pessoa com necessidades especiais, e ainda, uma lenta e progressiva forma de transformação na maneira de ver e entender o seu público direto.Referências
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