UNESCO E DIVERSIDADE CULTURA: A VIDA E A INTERDISCIPLINARIDADE

  • Maria Neusa G. Gomes de SOUZA UFMS
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, cultura, identidade, ensino.

Resumo

Resumo: Nosso objetivo é apresentar e esclarecer a proposta política aprovada para a proteção e promoção da Diversidade Cultural, definida em Paris em 2005, apresentando conceitos fundamentais para esta compreensão. Analisando as concepções de cultura nas Ciências Humanas e a problemática da identidade. Cremos na necessidade da conscientização da diversidade no âmbito escolar e da convivência com as diferenças. Finalizamos com explanações didáticas sobre a interdisciplinaridade. Estamos participando no grupo de pesquisa GEPFIP - Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores, no Campus de Aquidauana /MS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenamos o Grupo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Cultural onde temos priorizado e desenvolvido ações de estudos e pesquisas em História, artes e línguas, identidade e diversidade cultural. Utilizamos como referenciais teóricos principais nesse ensaio os seguintes autores Japiassu (1976), Silva (2013), Varella(2014), Hall (1997), Chauí (2000), Libâneo (2002), Chartier (1990), Convenção UNESCO (2005). Esperamos que esses conhecimentos venham acrescentar saberes teóricos e práticos aos estudiosos e professores em geral. Palavras-chave: Diversidade cultural, Interdisciplinaridade, Cultura.

Biografia do Autor

Maria Neusa G. Gomes de SOUZA, UFMS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

Referências

BRASIL. Decreto n. 6.177, de 1 de agosto de 2007. Convenção sobre a proteção e promoção da Diversidade das expressões culturais. (UNESCO - Convenção de Paris-2005).

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VARELLA, Ana Maria. Reflexões sobre a Interdisciplinaridade na escola de Ensino Fundamental. São Paulo: Ed do autor, Programa Mais Educação em São Paulo, 2014.

Publicado
2017-12-04