ESTRESSE E PSICOLOGIA: ASPECTOS INTER-RELACIONADOS DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

  • Janete Rosa Fonseca UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
  • Ludmyller Jessé Buss
  • Veridiana Bonfim Boasek

Resumo

O presente estudo elucidará as variáveis envolvidas no âmbito da docência e suas inter- relações com o contexto socioambiental, partindo de uma premissa hipotética docência x ambiente acadêmico = estresse, o conteúdo apresentado através do artigo basear-se-á em revisões de literatura, trazendo ao leitor e a comunidade científica conteúdos pertinentes que estão presentes no âmbito institucional e que de alguma maneira se relacionam com os níveis de estresse em docentes. O estresse tem se tornado um mal muito presente na atualidade, mas que, muitas vezes passa por despercebido aos olhos humanos, são questionamentos que surgem a respeito de diversas doenças e que na grande maioria das vezes não são relacionadas diretamente ao estresse. Para tanto o estudo caracterizar-se-á como uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Portanto o presente estudo traz como questão de pesquisa: Quais são os aspectos do estresse inter-relacionados com a docência no ensino superior?

Biografia do Autor

Janete Rosa Fonseca, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL- UFMS
Licenciada em Pedagogia pela UNIVALE, Especialização em Orientação Educacional (UNIVALE), Especialização em Administração: Capacitação Empresarial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestrado em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Doutorado em Educação pela Universidade UDELMAR, Chile,convalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (Conceito CAPES 5).Pós Doutorado pela Fundação Universidade de Rio Grande (FURG). Foi docente em cursos de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Senso, atuou ainda como Assessora Técnica da Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde/MT e como docente do Curso de Pedagogia e da Pós-graduação da UNINOVA e da UNEMAT em Nova Mutum, MT. Atuou como docente nos cursos de Pós-graduação Lato Senso da FASIPE (Faculdade de Sinop), da UNIC Campus de Sorriso e de Sinop, da FACEM e da Faculdade LA SALLE. Foi docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência da Educação da Universidade NIHON GAKKO-UNG em Assunção, Paraguai. Atuou como professora convidada no Instituto Politécnico da Guarda em Portugal. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia e Diretora Acadêmica da Faculdade de Sorriso- FAIS/MT e Diretora de Unidade no Centro de Educação Tecnológica da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA/RS. É parecerista da Revista Eventos Pedagógicos (Qualis B3) e da Revista Paidéia (Qualis B3). Como pesquisadora atua na linha de pesquisa sobre Universidade, Avaliação da Qualidade no Ensino Superior, Currículo e Formação de Professores. Possui artigos e livros publicados nestas áreas. Fez parte do grupo de pesquisadores do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNEMAT). Atuoiu como pesquisadora Internacional do Grupo RIDUL ( Rede Internacional de Investigação Universitária Lasallista). Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde e atualmente professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no Curso de Pedagogia, campus de Aquidauana.
Publicado
2020-01-20