ELEMENTOS PARA O DEBATE SOBRE A “CRISE” NA UNIVERSIDADE

  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso
  • Richéle Timm dos Passos da Silva

Resumo

Num mundo caracterizado pela evolução tecnológica, onde o valor do conhecimento emergiu como propulsor da reorganização da sociedade, as universidades são espaços que sofreram impactos profundos. A educação, para atender a essas demandas contemporâneas, foi elevada à potencia superlativa, retomando sua legitimidade e transpondo um discurso de crise institucional. Diferentes mecanismos de acompanhamento são utilizados para que as instituições encontrem alternativas. Para alguns autores isso vem acontecendo há algum tempo, e são crises cíclicas que devem ser aproveitadas para construir outros modelos universitários que sejam mais comprometidos com a população e menos preocupados com questões mercadológicas. Para outros autores, esses momentos possuem taxionomias diferentes, mas todos, sem exceção indicam uma crise concatenada à crise do capital e do Estado. Esse artigo objetivou refletir sobre a crise da/na universidade a partir de algumas constatações teóricas, buscando problematizar esse contexto expandindo reflexões do nível micro institucional ao macro conceitual. A relevância científica deste estudo se evidencia na recorrência do tema no discurso acadêmico das últimas décadas e em algumas situações pode ser equivocamente interpretado quanto a sua lógica e causalidade. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica, que utilizou o aporte da análise de conteúdo sobre o principal conceito teórico aqui discutido, a saber, crise. Considera-se, finalmente, que a atual crise pela qual passa a universidade, possui fundamentos relacionados a crise do capital e ao paradigma da sociedade do conhecimento organizada em rede. Diante disso, é preciso, encontrar outras propostas que possam privilegiar a construção de uma instituição crítica e democrática.
Publicado
2020-06-30