Características das Transações do Etanol Carburante entre Usinas e Distribuidoras

  • Maíra Bacha Lopes
  • Andrea Lago da Silva
  • Marcos Fava Neves

Abstract

A necessidade de uma fonte de energia alternativa ao petróleo e a chegada dos carros bicombustíveis ao mercado vem modificando a configuração do processo de distribuição do etanol carburante. Nesse contexto, o presente artigo teve como objetivo mostrar como se dão as transações na relação entre usinas e distribuidoras. Foram elaborados estudos de casos múltiplos, a partir de entrevistas pessoais realizadas em nove empresas (usinas, grupos de comercialização e distribuidoras) do estado de São Paulo. Os dados foram analisados com base na teoria da economia dos custos de transação. Os resultados mostraram que as especificidades mais importantes do negócio de uma usina são as locacionais, físicas e temporais enquanto para as distribuidoras são as físicas, locacionais e de marca. Na relação entre esses membros do canal destacam-se a coexistência do arranjo contratual via intermediário e direto e as formas de governança de mercado spot e contratual.

 

Palavras-chave: Etanol carburante, custos de transação, usinas, grupos de comercialização e distribuidoras

Published
2013-04-01
Section
Artigos