Comportamento do Consumidor: Produtos de uma Micro Cervejaria

  • Henrique Constantin
  • Alexandre de Melo Abicht
  • Alessandra Carla Ceolin

Abstract

O presente trabalho busca identificar o comportamento do consumidor em relação aos produtos da micro cervejaria Heilige, situada em Santa Cruz do Sul (RS). Para atingir os objetivos desse estudo, além de um histórico da cervejaria, buscou-se informações sobre os aspectos considerados valiosos ao desenvolvimento de estratégias e que possam resultar na fidelização e na conquista de clientes, como marketing de relacionamento, comportamento de compra, processo de decisão e fidelização. A pesquisa possui natureza qualiquantitativa, de delineamento exploratório-descritivo e foi realizada em duas etapas: 1) exploratória e bibliográfica de natureza qualitativa; 2) descritiva de natureza quantitativa. A amostra foi de 70 consumidores.Os resultados indicam índices elevados de satisfação dos consumidores em relação a vários quesitos investigados como qualidade, atendimento, entrega, preço, dentre outros.Entre as variáveis da pesquisa, duas demandam soluções e posicionamento prioritário dos gestores da Heilige, a divulgação da marca e o acesso ao mercado.

 

Palavras-chaves: Satisfação, Fidelização, Marca, Marketing, Consumidor

Published
2013-04-01
Section
Artigos