ESTRATÉGIAS, POSICIONAMENTO E REDES DE APOIO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS EXPORTADORAS DO SUL DE SANTA CATARINA
Abstract
A aproximação comercial entre países é cada vez mais intensa e essa nova configuração das relações entre empresas tem afetado a sociedade como um todo, impactando política e economicamente pessoas e organizações. O que se percebe a partir disso é o crescente interesse em adotar processos e estratégias totalmente novos no ambiente empresarial, voltados ao comércio internacional. Partindo desses pressupostos, este artigo tem por objetivo identificar os fatores ligados a estratégias, posicionamento no mercado internacional e redes de apoio que influenciam a internacionalização de empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina, com enfoque na AMREC. Adotou-se a abordagem quantitativa para a execução do estudo, configurando-se ainda como uma pesquisa descritiva, quanto aos fins. Os meios de investigação empregados foram a coleta de dados por meio de questionário online, além da pesquisa bibliográfica. A coleta de dados foi realizada com 47 empresas exportadoras do Sul de Santa Catarina, localizadas em 9, dos 12 municípios compreendidos na região foco do estudo. Os resultados permitiram delimitar um perfil médio das empresas analisadas, tanto em relação a motivações e estratégias de divulgação no comércio internacional, quanto ao foco e desafios cuja influência é mais facilmente percebida durante a sua internacionalização. Por fim, os resultados aqui apresentados não representam uma resposta final em relação ao impacto socioeconômico e financeiro, tanto nas organizações, quanto na sociedade, portanto, novas pesquisas nesse sentido são fundamentais para a identificação de entraves à internacionalização, fazendo com que mais iniciativas voltadas à promoção do comércio exterior possam surgir.
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