COMPRA POR IMPULSO NO AMBIENTE ONLINE: UM ESTUDO COM FATORES COGNITIVOS, AFETIVOS E SOCIODEMOGRÁFICOS

Resumen

Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre os componentes cognitivos e afetivos da impulsividade e a compra por impulso online, bem como explorar a influência das características sociodemográficas dos consumidores nesse comportamento. Utilizando da abordagem teórica sobre compra impulsiva, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo e descritivo, com dados coletados por meio de questionários aplicados a consumidores de uma plataforma de compras online residentes nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os dados foram tabulados e analisados utilizando estatística descritiva, correlação e testes de diferença entre médias. Os resultados apontam para uma relação estatisticamente significativa entre a compra por impulso e os componentes cognitivos e afetivos da impulsividade. Não foram encontradas relações entre as variáveis sociodemográficas e a compra por impulso. O estudo revela a importância dos componentes cognitivos e afetivos nas compras por impulso em ambientes online e traz implicações para os negócios, pois suas estratégias devem considerar altos níveis de deliberação cognitiva e conscienciosidade dos consumidores e compreender o desejo irresistível de comprar como oportunidade a ser explorada.

Biografía del autor/a

Mateus da Mata Melo, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Thacyo Bruno Custódio de Morais, Universidade Federal de Lavras

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Luiz Henrique de Barros Vilas Boas, Universidade Federal de Lavras

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras

Pós-doutorado em Marketing pela Purdue University-USA 

Professor Titular na Universidade Federal de Lavras (FCSA-DAE-UFLA)

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Publicado
2024-07-24
Sección
Artigos