“HOJE É DIA DE FEIRA!”: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE COMERCIALIZAÇÃO EM UMA FEIRA LIVRE BRASILEIRA

  • Filipe Mello Dorneles Universidade Federal do Pampa
  • Paulo Vanderlei Cassanego Junior Universidade Federal do Pampa
  • Kathiane Benedetti Corso Universidade Federal do Pampa
  • Bibiana Giudice da Silva Cezar Universidade Federal do Pampa
Palavras-chave: Feira livre, Comportamento do Consumidor, Comercialização, Marketing

Resumo

Objetivou-se identificar as principais estratégias de marketing realizadas pelos feirantes livres de Dom Pedrito-RS para atrair clientes e enfrentar a concorrência. A metodologia utilizada foi de inspiração etnográfica, com abordagem qualitativa e as técnicas de coletas de dados foram entrevista e observação não participante. Aferiu-se que, apesar da baixa escolaridade da maioria dos feirantes e pelo não conhecimento acerca de gestão e marketing, a maneira como organizam, precificam, interagem com o consumidor e comercializam seus produtos denotam uma das características desse tipo de mercado tão antigo na sociedade, que é a força para obter renda e sobreviver na sociedade capitalista.

Biografia do Autor

Filipe Mello Dorneles, Universidade Federal do Pampa
Mestrando em Administração pela Universidade Federal do Pampa.
Paulo Vanderlei Cassanego Junior, Universidade Federal do Pampa

Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo.

Kathiane Benedetti Corso, Universidade Federal do Pampa
Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Bibiana Giudice da Silva Cezar, Universidade Federal do Pampa
Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pampa

 

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Publicado
2019-11-21
Seção
Artigos