ALINHAMENTO DE INTERESSES ENTRE EMPRESAS E SENADO: UM ESTUDO DAS DOAÇÕES FINANCEIRAS A CAMPANHAS ELEITORAIS

Resumen

Devido a significativa participação das empresas no financiamento eleitoral, grupos de interesse podem se articular e ocasionar distorções na relação entre financiadores e financiados. O financiamento de candidatos poderá proporcionar vantagens ao doador devido ao poder de decisão do Senado. Em face disso, possíveis retribuições dos candidatos eleitos aos apoiadores podem ocorrer por meio de concessões a interesses específicos. Teoricamente, esses interesses podem surgir por aspectos distintos, assumindo-se nessa pesquisa o investimento em busca de recursos mútuos (Speck, 2011). A partir desse entendimento, esse estudo pretendeu analisar a participação das empresas brasileiras listadas na bolsa no financiamento eleitoral de senadores nas eleições de 2014 e, especificamente, identificar alinhamento entre os interesses das empresas e o voto dos senadores. Os dados sobre as campanhas foram coletados no pacote electionsBR - software R, as receitas de campanha no Tribunal Superior Eleitoral e os dados financeiros na Comissão de Valores Mobiliários. Constatou-se que as empresas são financiadoras representativas dos senadores. A empresa com maior volume doado foi a JBS S/A e o senador que recebeu o valor mais significativo é Antonio Anastasia. Na interconexão entre o público e o privado, a empresa com maior número de laços é a JBS S/A e o senador mais conectado é José Serra. Ao analisar o alinhamento das votações dos senadores com as empresas que os financiaram, constatou-se predomínio da orientação partidária.

Biografía del autor/a

Silvia Amélia Mendonça Flores, Universidade Federal do Pampa

Professora Assistente na Universidade Federal do Pampa (RS) - Santana do Livramento. Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Finanças. Mestre em Administração, pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha de Economia, Controle e Finanças. Graduação em Administração pela Universidade Federal do Pampa.

Vanessa Rabelo Dutra, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), especialista em Administração Financeira pela Universidade Federal do Rio grande do Sul (2005) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Professora da Universidade Federal do Pampa , atuando principalmente nos temas de Finanças Corporativas. Cursando Doutorado em Administração na linha de pesquisa em Finanças na Universidade Federal de Santa Maria.

Paulo Sergio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(1992), especialização em Estatistica e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria(2008), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria(1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Santa Maria.

Igor Bernardi Sonza, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Já atuou em projetos do Banco Mundial e órgãos estratégicos da administração pública.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria. Foi coordenadora (2011-2013) do Programa de Pós-Graduação em Administração e editora da Revista Sociais e Humanas (2009-2016). Atualmente é Editora da Revista Práticas de Administração Pública , editora associada da Brazilian Administration Review e revisora ad hoc de diversos periódicos.

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Publicado
2020-07-06
Sección
Artigos