CAMINHOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA PESQUISA EM RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: RETRATOS DA PUBLICAÇÃO BRASILEIRA

  • Simone Alves Pacheco de Campos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Tatiane de Andrade Neves Hörbe Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vanessa de Campos Junges Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rúbia Goi Becker Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Palavras-chave: Responsabilidade Social Corporativa, Abordagens teóricas de RSC, Produção Acadêmica Brasileira.

Resumo

Este artigo tem como propósito traçar o perfil teórico e metodológico da produção acadêmica brasileira sobre Responsabilidade Social Corporativa nos últimos anos. Realizou-se um estudo de caráter bibliométrico, utilizando-se as bases de dados Scielo e Spell, considerando o período de 2011 a 2017. Foram identificados 242 artigos publicados nesse período, dos quais 164 enquadraram-se nos critérios de análise. No que tange a abordagem metodológica, buscou-se conhecer e categorizar os objetivos das pesquisas de RSC, no qual destacaram-se os artigos com objetivos voltados a ações e práticas de RSC, estratégias de RSC, gestão de RSC e indicadores de RSC. A maior parte das publicações caracterizam-se como estudos empíricos, de cunho qualitativo, que utilizam o estudo de caso e análise documental. Quanto ao perfil teórico, predominam abordagens teóricas integradoras, que concentram a análise no nível institucional, cujo foco central dos estudos reside nas relações entre empresa-meio, e enquadram-se na perspectiva funcional.

Biografia do Autor

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre e graduada em Administração pela UFSM. Docente do departamento de Administração da UFSM.
Tatiane de Andrade Neves Hörbe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Vanessa de Campos Junges, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Bacharela em Administração pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Rúbia Goi Becker, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Especialista em Marketing – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Mestranda em Administração – Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado
2019-11-21
Seção
Artigos