A ACREDITAÇÃO HOSPITALAR INSERIDA NA GOVERNANCA CORPORATIVA
Resumo
O sistema de saúde possui a importante finalidade constitucional de assegurar a integralidade e a universalidade ao acesso a saúde de todos os brasileiros. Como parte deste sistema de saúde os hospitais desempenham um importante papel, por fornecerem serviços de maior complexidade. Para o atendimento desta maior complexidade, os hospitais possuem maior volume de recursos humanos e materiais que apresentam maior complexidade e sofisticação do processo de Gestão. Para atendimento desta complexidade e sofisticação da gestão identifica-se a possibilidade de incorporar a Acreditação Joint Commission Internacional, com a finalidade de proporcionar robustez e melhora continua no processo de gestão. Emana assim, o objetivo desta pesquisa de analisar a contribuição da acreditação Joint Commission International para governança corporativa hospitalar. A metodologia de pesquisa se apoiou no sensemaking como estratégia de investigação, com a finalidade de capturar a construção dos sentidos de um conjunto de gestores que participaram do processo de acreditação de instituições hospitalares. Empregou-se as técnicas de análise documental em material que aborda a acreditação hospitalar, e de entrevista com profissionais que atuam em hospitais acreditados. A análise dos dados aponta que para os gestores a implantação do processo de acreditação hospitalar se posiciona como um modelo de gestão sistemático, transparente, abrangente, detalhado e rígido. Contexto este, que possibilita maior segurança na execução das atividades hospitalares, resultando em uma expressiva contribuição para a governança corporativa das empresas do setor de saúde. Os resultados obtidos são relevantes na medida em que relacionam padrões da acreditação hospitalar JCI com os princípios da Governança Corporativa, proporcionando possibilidades de melhorias nos processos de gestão hospitalar.
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