Contribuições da Pedagogia do Espaço de Mayumi Souza Lima na Construção da Escola Inclusiva Contemporânea

Palavras-chave: Arquitetura escolar. Educação Inclusiva. Pedagogia do espaço.

Resumo

Este artigo discute a importância da adaptação do conforto ambiental para o Público da Educação Especial (PEE) na rede regular de ensino. O estudo cruza a Pedagogia do Espaço, metodologia lúdico-participativa de Mayumi Watanabe Souza Lima, com os fundamentos da educação especial e inclusiva, propondo uma abordagem híbrida entre arquitetura escolar e inclusão. A pesquisa baseia-se em análise documental, incluindo bibliografia, relatórios da arquiteta educadora quando atuou na Conesp, e na experiência piloto da E.E. João Kopke durante a Ditadura Militar. Como estudo teórico em construção, ainda não há aplicação prática, prevista para etapa posterior. Conclui-se que a abordagem espacial de Mayumi Souza Lima pode ser uma ferramenta poderosa para a inclusão do PEE, indo além das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e reforçando o papel do ambiente físico na educação inclusiva.

Biografia do Autor

Waleria Volk Magnani Rizzo, Universidade São Judas Tadeu

Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP (1998). Foi monitora artística no Núcleo de Ensino em Artes, sob orientação da Profa. Dra. Regina Coeli Guedes, em projeto financiado pela Comissão de Extensão e Assuntos Comunitários (CEUAC). Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq, dedicando-se ao estudo dos Círculos de Cultura de Paulo Freire (1991).

Especialista em Design Thinking pela USP Leste (2014), com pesquisa sobre a construção da democracia escolar na perspectiva freireana. Atua há duas décadas como professora efetiva PEB II – Artes na Escola do Vilarejo Histórico de Paranapiacaba, vinculada à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Paralelamente, desenvolve projetos de educação informal como arte educadora e curadora em iniciativas audiovisuais, literárias e inclusivas, financiadas via editais públicos.

Criadora do BrincarAutismo, um observatório iniciado durante o isolamento social da Covid-19, no qual investiga o manejo do hiperfoco em pessoas com TEA por meio da arte e da criatividade. Os sujeitos da pesquisa são seus filhos, gêmeos diagnosticados com Síndrome da Esclerose Tuberosa e Autismo.

Pós-graduanda em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela UFABC, campus Santo André (2004-2005), e membro colaboradora do GPEEI – Grupo de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusiva da UFABC (2017-2025).

Mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), desenvolvendo a pesquisa “Arquitetura e Inclusão: As Contribuições da Pedagogia do Espaço de Mayumi Watanabe Souza Lima na Construção da Rede de Apoio à Inclusão Escolar”, com foco na participação cidadã e pertencimento social na escola.

Contato: uirapuru.projeto@gmail.com

Publicado
2025-06-11
Como Citar
Volk Magnani Rizzo, W., de Faria e Silva, L. O., & Martins da Rocha, L. R. (2025). Contribuições da Pedagogia do Espaço de Mayumi Souza Lima na Construção da Escola Inclusiva Contemporânea. Revista GESTO-Debate, 25(01). https://doi.org/10.55028/gd.v25i01.23172
Seção
Artigos