Desafios Enfrentados por Professores de Geografia na Aplicação de Atividades/Tarefas na Plataforma do Quizizz para Alunos com Tdah

Palavras-chave: Ensino; Geografia; Tdah; Quizziz

Resumo

O artigo aborda características e impactos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), um distúrbio que pode afetar crianças e persiste na vida adulta. A pesquisa é caracterizada como de abordagem quali-qualitativa, baseada em um questionário online aplicado junto a professores de Geografia em algumas escolas públicas de Londrina-Pr. No contexto escolar, o texto apresenta as funcionalidades da plataforma Quizizz relacionada com o projeto Desafio Paraná. O objetivo principal é identificar os desafios para a elaboração das atividades e tarefas pelos professores dentro da plataforma, com foco para os alunos com o transtorno. Os resultados revelam que existem obstáculos significativos: a falta de formação específica para os educadores e a inadequação das ferramentas digitais utilizadas. Para que o Quizizz seja eficaz, é essencial implementar estratégias pedagógicas adaptadas com um suporte adequado.

Biografia do Autor

Luciano Xavier, Universidade Estadual de Londrina

Cursando Pós-graduação Lato Sensu em Especialização do Ensino de Geografia (UEL). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participou do Programa de Residência Pedagógica como bolsista da Capes. Estagiou no setor administrativo da Gerência de Resíduos Sólidos na Companhia Municipal de Transporte e Urbanização (CMTU). Possui graduação em Logística pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) concluída em 2016. Atualmente exerço a função de Auxiliar de Geoprocessamento e Desenhista Cartográfico na empresa DRZ Geotecnologias.

Publicado
2025-05-23
Como Citar
Xavier, L. (2025). Desafios Enfrentados por Professores de Geografia na Aplicação de Atividades/Tarefas na Plataforma do Quizizz para Alunos com Tdah. Revista GESTO-Debate, 25(01). https://doi.org/10.55028/gd.v25i01.23206
Seção
Artigos