Esta é uma versão desatualizada publicada em 2026-02-06. Leia a versão mais recente.

Contribuições da Arquitetura e Urbanismo para os ODS: Estratégias para Cidades Sustentáveis e Resilientes

Autores

  • Antonio Dauzaker Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • CAMILA AMARO DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.55028/qdx95j61

Palavras-chave:

Arquitetura Sustentável, Urbanismo, Planejamento Urbano, Cidades Sustentáveis

Resumo

O estudo analisa as contribuições da arquitetura e do urbanismo para os ODS. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram analisados estudos de caso de sustentabilidade urbana em Copenhague, Medellín, Curitiba e Barcelona. A análise focou em infraestruturas verdes, transporte sustentável e gestão de resíduos. Os resultados demonstram que projetos com tecnologias verdes, eficiência energética e acesso a serviços impactam significativamente os ODS. Essas iniciativas depende tanto de soluções tecnológicas quanto da participação e inclusão ativa das comunidades. Conclui-se que, apesar dos desafios financeiros e sociais, a implementação de políticas inclusivas e programas educacionais colabora para garantir que os benefícios sejam distribuídos de forma equitativa. Os casos estudados servem como modelos para a integração dos ODS no planejamento urbano.

Biografia do Autor

  • Antonio Dauzaker, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Arquiteto e Urbanista formado pela UNIDERP (2021), possui uma trajetória acadêmica e prática focada na intersecção entre Arquitetura, Planejamento Urbano Sustentável e Ciências Ambientais. Concluiu o Mestrado em Recursos Naturais pela UFMS em 2024 e atualmente é doutorando na mesma área, com pesquisa voltada especificamente para a infraestrutura verde e a equidade no acesso à natureza em periferias urbanas. Sua experiência profissional inclui atuação como Arquiteto Urbanista em projetos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos, e uma dedicação à docência, tendo sido professor no SENAC/MS (curso de design de interiores) e professor voluntário na UFMS (disciplinas de Planejamento Urbano e Paisagismo). Como pesquisador ativo do LabPa (Laboratório da Paisagem - UFMS), seus estudos se aprofundam em diagnósticos urbanos e na aplicação de infraestrutura verde no planejamento. Sua experiência prática é relevante, incluindo a participação na revisão do Plano Diretor de Arborização de Campo Grande-MS e a elaboração de diretrizes para canteiros centrais resilientes. Além disso, participou de projetos multidisciplinares ligados à bioeconomia, à restauração de ecossistemas urbanos e a cadeias produtivas de espécies do Cerrado, com foco em temas como direito à cidade, participação comunitária e políticas urbanas sustentáveis. Toda sua atuação visa promover a resiliência urbana e a justiça socioambiental.

  • CAMILA AMARO DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

    Professora adjunta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023 - atual) onde atua no curso de graduação em arquitetura e urbanismo (CPNV) e professora colaboradora do Programa de pós-graduação em Recursos Naturais (PGRN). Professora no Reabilita, Curso de Pós-Graduação latu-sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística da Universidade de Brasília - UnB. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2011). Doutora em Tecnologias Ambientais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Climatologia Urbana, Conforto Ambiental (2019). Pós-doutorado em Recursos Naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2025). Especialista em Neuroarquitetura (2025). Membro do LabPa (Laboratório da Paisagem) e do LabGIS (Laboratório de Geotecnologias) da UFMS. Membro do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas com auxílio FAPESP "Inovação no planejamento da arborização urbana voltada à promoção de cidades resilientes e saudáveis: contribuições para implementação do Plano Nacional de Arborização Urbana" (atual). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Observatório de Clima Urbano para adaptação e sustentabilidade" (atual). Membro diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento de Mato Grosso do Sul (atual). Membro Comissão de Políticas Urbanas IAB-DN (atual). Conselheira Suplente CAU-MS (atual). Representante Titular do CAU-MS no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado de Campo Grande onde atua como conselheira (atual). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhanguera-Uniderp (03/2013 - 01/2023). Docente dos cursos de pós-graduação em Conforto Ambiental e Sustentabilidade, Engenharia de Segurança do Trabalho da Anhanguera-Uniderp (2018 - 2022). Consultora de Conforto Ambiental. Proprietária da Empresa Ateliê de Conforto Ambiental (2018 - 2022).

Campo de trigo, pintura.

Downloads

Publicado

2026-02-06

Versões

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DE JESUS NAZARETH DAUZAKER, Antonio; AMARO DE SOUZA, CAMILA. Contribuições da Arquitetura e Urbanismo para os ODS: Estratégias para Cidades Sustentáveis e Resilientes. Revista GESTO-Debate, [S. l.], v. 26, n. 01, 2026. DOI: 10.55028/qdx95j61. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/24676. Acesso em: 20 fev. 2026.