Authors
-
Antonio de Jesus Nazareth Dauzaker
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
-
CAMILA AMARO DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Keywords:
Arquitetura Sustentável, Urbanismo, Planejamento Urbano, Cidades Sustentáveis
Abstract
The study analyzes the contributions of architecture and urban planning to the SDGs. Using a qualitative approach, case studies of urban sustainability were analyzed in Copenhagen, Medellín, Curitiba, and Barcelona. The analysis focused on green infrastructure, sustainable transport, and waste management. The results demonstrate that projects involving green technologies, energy efficiency, and access to services significantly impact the SDGs. These initiatives rely on both technological solutions and community participation. It is concluded that, despite financial and social challenges, the implementation of inclusive policies and educational programs helps ensure that the benefits are distributed equitably. The studied cases serve as models for integrating the SDGs into urban planning.
Author Biographies
-
Antonio de Jesus Nazareth Dauzaker, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Arquiteto e Urbanista formado pela UNIDERP (2021), possui uma trajetória acadêmica e prática focada na intersecção entre Arquitetura, Planejamento Urbano Sustentável e Ciências Ambientais. Concluiu o Mestrado em Recursos Naturais pela UFMS em 2024 e atualmente é doutorando na mesma área, com pesquisa voltada especificamente para a infraestrutura verde e a equidade no acesso à natureza em periferias urbanas. Sua experiência profissional inclui atuação como Arquiteto Urbanista em projetos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos, e uma dedicação à docência, tendo sido professor no SENAC/MS (curso de design de interiores) e professor voluntário na UFMS (disciplinas de Planejamento Urbano e Paisagismo). Como pesquisador ativo do LabPa (Laboratório da Paisagem - UFMS), seus estudos se aprofundam em diagnósticos urbanos e na aplicação de infraestrutura verde no planejamento. Sua experiência prática é relevante, incluindo a participação na revisão do Plano Diretor de Arborização de Campo Grande-MS e a elaboração de diretrizes para canteiros centrais resilientes. Além disso, participou de projetos multidisciplinares ligados à bioeconomia, à restauração de ecossistemas urbanos e a cadeias produtivas de espécies do Cerrado, com foco em temas como direito à cidade, participação comunitária e políticas urbanas sustentáveis. Toda sua atuação visa promover a resiliência urbana e a justiça socioambiental.
-
CAMILA AMARO DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
Professora adjunta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2023 - atual) onde atua no curso de graduação em arquitetura e urbanismo (CPNV) e professora colaboradora do Programa de pós-graduação em Recursos Naturais (PGRN). Professora no Reabilita, Curso de Pós-Graduação latu-sensu em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística da Universidade de Brasília - UnB. Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (2011). Doutora em Tecnologias Ambientais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Climatologia Urbana, Conforto Ambiental (2019). Pós-doutorado em Recursos Naturais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2025). Especialista em Neuroarquitetura (2025). Membro do LabPa (Laboratório da Paisagem) e do LabGIS (Laboratório de Geotecnologias) da UFMS. Membro do Projeto de Pesquisa em Políticas Públicas com auxílio FAPESP "Inovação no planejamento da arborização urbana voltada à promoção de cidades resilientes e saudáveis: contribuições para implementação do Plano Nacional de Arborização Urbana" (atual). Coordenadora do Projeto de Pesquisa "Observatório de Clima Urbano para adaptação e sustentabilidade" (atual). Membro diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - departamento de Mato Grosso do Sul (atual). Membro Comissão de Políticas Urbanas IAB-DN (atual). Conselheira Suplente CAU-MS (atual). Representante Titular do CAU-MS no Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado de Campo Grande onde atua como conselheira (atual). Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Anhanguera-Uniderp (03/2013 - 01/2023). Docente dos cursos de pós-graduação em Conforto Ambiental e Sustentabilidade, Engenharia de Segurança do Trabalho da Anhanguera-Uniderp (2018 - 2022). Consultora de Conforto Ambiental. Proprietária da Empresa Ateliê de Conforto Ambiental (2018 - 2022).