As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares

  • Fabiane Rizo Salomão
  • Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho
  • Rodrigo Lima Nunes

Resumo

Este texto aborda a problemática das queixas escolares baseadas em concepções naturalizantes e a-históricas acerca do desenvolvimento humano. Com este texto objetivou-se apresentar o estudo feito a partir da análise dos relatórios de encaminhamentos de estudantes realizados por professores da Rede Municipal de Educação de Presidente Prudente/SP, ao Centro de Avaliação e Acompanhamento. A análise crítica baseou-se nos fundamentos da Teoria Histórico-cultural em intermediação com a Pedagogia Histórico-crítica, comparando os resultados aos dados encontrados por Souza (1997), o que apontou as tendências atuais, mudanças e similaridades nas concepções acerca das queixas escolares.

Publicado
2022-09-20
Como Citar
Fabiane Rizo Salomão, Tuim Viotto Filho, I. A., & Rodrigo Lima Nunes. (2022). As Contribuições da THC para Avançar as Concepções Biológicas e Psicologizantes nas Queixas Escolares. Revista GESTO-Debate, 22(01-31). https://doi.org/10.55028/gd.v6i01-24.17186