CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
Vol. 24, Edição Especial/2020

Edição temática: Léxico em diferentes perspectivas e interfaces

 

Prezados Colegas,

PAPÉIS, Revista do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, está com chamada aberta para o volume temático Léxico em diferentes perspectivas e interfaces, Vol. 24, Edição Especial/2020. O prazo para submissões é até 20 de outubro de 2020.

O número temático da Revista Papéis Léxico em diferentes perspectivas e interfaces acolhe artigos inéditos que abordem o nível lexical da língua em suas diversas configurações de uso estudadas a partir de diferentes olhares teóricos e distintas abordagens metodológicas. A dinamicidade natural do léxico como elemento sociocultural favorece o seu estudo a partir de diversos pontos de vista, incluindo suas interfaces com outras áreas do saber, dentre outras, a Linguística de Corpus e a Linguística Computacional, o que amplia sobremaneira as suas possibilidades de abordagens. Nesse sentido, podem ser submetidos a este número da Revista Papéis artigos que versem sobre um ou mais temas dentre os arrolados a seguir:

  • criação neológica no léxico comum e no vocabulário de especialidade:
  • léxico e cultura;
  • léxico histórico;
  • léxico regional/dialetal;
  • léxico e ensino;
  • léxico e dicionário;
  • léxico especializado;
  • léxico e Tradução;
  • léxico e Informática;
  • léxico e Onomasiologia;
  • léxico onomástico (toponímico e antroponímico);
  • léxico geral e especializado: abordagens lexicográficas;
  • unidades lexicais complexas.

Organizadores:

Aparecida Negri Isquerdo (UFMS/CNPq)

Elizabete Aparecida Marques (UFMS)

Fabrice Charles Barnard Issac (UFMS/Université Paris 13)

 

As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas  pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 24, Edição Especial - Léxico em diferentes perspectivas e interfaces”.

Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

Cronograma

Prazo final para submissão de trabalhos: 20 de outubro de 2020.

Publicação prevista para 20 de dezembro de 2020.

  • Prorrogação do prazo da chamada para o volume 26, nº 51/2022. Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    2021-11-30

    Prezados Colegas,

    PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS prorroga o prazo da chamada para o volume 26, nº 51/2022.

    Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    Organizadoras:

    Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP)

    Claudia Kawachi-Furlan (UFES)

    Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

    Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar)

     

    As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 26, n. 51”.

    Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

     

    Cordialmente,

    Nara Hiroko Takaki (UFMS)

    Editora da área de Linguística e Semiótica

     

    Novo cronograma

    Prazo final para submissão de trabalhos: 30 de dezembro de 2021.

    Publicação prevista para 25 de junho de 2022.

     

     

    Saiba mais sobre Prorrogação do prazo da chamada para o volume 26, nº 51/2022. Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos
  • INFORME sobre o Vol. 24 n. 48 (Literatura, Estudos Comparados e Interartes)

    2021-07-08

    Prezadas e Prezados Pesquisadores,

    Informo que, em razão do alto número de submissões de manuscritos para o Vol. 24, n. 48, referente à área de Literatura, Estudos Comparados e Interartes, o processo de avaliação dos textos submetidos e consequente comunicação com os autores e publicação da edição encontra-se atrasado, mas não houve suspensão ou cancelamento do número.

    Esforços não tem sido medidos a fim de que, tão breve quanto possível, a edição possa vir à lume.

    Na esperança de que este comunicado os encontre em pleno gozo de sua saúde e bem estar, na medida do possível, desculpo-me pelo atraso e pelo inconveniente causado. Eventuais desistências dos autores por quaisquer razões, incluindo o atraso na edição do n´úmero, podem ser comunicados diretamente pelo sistema da revista através de mensagem na própria submissão.

    Na oportunidade, informo que a submissão de novos manuscritos para a área de Literatura, Estudos Comparados e Interartes está temporariamente suspensa até que todas as pendências estejam resolvidas. 

    Ressalto que este INFORME diz respeito exclusivamente aos artigos referentes à area de Literatura, Estudos Comparados e Interartes.

    Respeitosamente,

    Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos

    Editoria de Literatura, Estudos Comparados e Interartes

    Saiba mais sobre INFORME sobre o Vol. 24 n. 48 (Literatura, Estudos Comparados e Interartes)
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 26, nº 51/2022Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    2021-07-06

     

    Prezados Colegas,

    A PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS está com chamada aberta para o volume 26, nº 51/2022.

    Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    Nas últimas décadas, um crescente grupo de pesquisadores, professores e estudantes em formação no campo dos estudos da linguagem, tanto no Brasil quanto no exterior, têm se voltado de forma mais acentuada à educação linguística na infância.

    No Brasil, a literatura na área tem crescido e se fortalecido (TONELLI; PÁDUA, 2017), assim como têm sido ampliadas iniciativas de implantação do ensino de línguas em anos iniciais nos contextos de educação pública e privada (TANACA, 2017). Por decorrência, o campo da formação e do trabalho docente nessa área tem também registrado considerável crescimento e despertado interesse por parte de educadores, formadores e pesquisadores (SANTOS; BENEDETTI, 2009; SANTOS, 2005, 2011; VICENTIN, 2013; LIMA, 2019).

    No entanto, critica-se o caráter ainda predominantemente instrumental do ensino de línguas na infância, em seus mais diversos contextos (ROCHA, 2006). A sociedade contemporânea em que vivemos -  globalizada, digital, sociopolítica e economicamente complexa, bem como linguística, identitária e culturalmente diversa - adiciona outras demandas urgentes a essa problemática. Entre esses desafios, podemos citar a necessidade de fortalecimento de políticas e processos educativos de cunho formativo e transformador, que possam contribuir para a formação plurilíngue, crítica e cidadã (ROCHA, 2010, 2012; SÃO PEDRO, 2016) dos alunos, além de promover, em meio aos espaços escolares, possibilidades de ruptura com discursos homogeneizadores e opressores, das mais variadas ordens. Nessa perspectiva, em um momento em que nos deparamos com o crescimento acelerado de escolas ditas bilíngues, mostra-se importante também discutirmos a educação linguística na Educação Básica, sob um viés crítico, multissemiótico e translíngue (ROCHA; LIBERALI, 2018), a fim de ampararmos as ações no campo do ensino de línguas na infância em um viés libertador e transformativo (FREIRE, 2004).

    Diante das problematizações apresentadas, esse dossiê temático visa, a partir de visões plurais, reunir trabalhos que contribuam para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com o campo das políticas públicas e da formação docente e, assim, em sua rica multiplicidade de focos.

    REFERÊNCIAS

    FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

    LIMA, A. P. Formação profissional de professores de inglês para crianças do ensino fundamental I: possibilidades para a formação e trabalho docente. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho, São Carlos-SP, 2019.

    ROCHA, C. H. Provisões para Ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes. 2006. 339f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

    ______. Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. 243f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

    ______. Reflexões e propostas sobre Língua estrangeira no ensino fundamental I: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas, SP: Pontes, 2012.

    ______; LIBERALI, F. C. Ensino de línguas nos anos iniciais de escolarização: breves reflexões sobre bilinguismo e letramentos. In: FIGUEIREDO, A. R. (Orgs.).  Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas/FFCLH-USP, 2017.

    SANTOS, L. I. S. Crenças acerca da inclusão da língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? 2005. 230 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Mato Grosso, 2005.

    ______. Professores de língua inglesa para crianças: interface entre formação inicial e continuada, experiência e fazer pedagógico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n.1, p. 223-246, 2011.

    ______.; BENEDETTI, A. M. Professores de língua estrangeira para crianças: conhecimentos teórico-metodológicos desejados. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 48, n. 2, p. 333-351, jul./dez. 2009.

    SÃO PEDRO, J. Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas, 2016.

    TANACA, J. J. C. Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de Inglês para crianças no Projeto Londrina Global.  Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

    TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S.  O estado da arte de pesquisas sobre ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças. In: In: TONELLI, J. R. A.; PADUA, L. S.; OLIVEIRA, T. R. (Orgs.). Ensino e formação de professores de línguas estrangeira para crianças no Brasil. Curitiba, PR: APPRIS, 2017, p. 17 – 40.

    VICENTIN, K. A. Inglês nos anos iniciais no Ensino Fundamental público: de representações de professores a políticas linguísticas. 2013. 149 f. Dissertação (Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2013.

    Organizadoras:

    Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP)

    Claudia Kawachi-Furlan (UFES)

    Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

    Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar)

     

    As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 26, n. 51”.

    Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

     

    Cordialmente,

    Nara Hiroko Takaki (UFMS)

    Editora da área de Linguística e Semiótica

     

    Cronograma

    Prazo final para submissão de trabalhos: 30 de novembro de 2021.

    Publicação prevista para 25 de junho de 2022.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 26, nº 51/2022Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA - LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 25, nº 49/2021 Edição temática: Práticas e Objetos Semióticos

    2020-11-19

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

    ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
    Vol. 25, nº 49/2021
    Edição temática: Práticas e Objetos Semióticos

     

    Prezados Colegas,

    A PAPÉIS, Revista do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, está com chamada aberta para o Vol. 25, nº 49/2021. O prazo
    para submissões é até 20 de abril de 2021.

    Para esta edição da Revista Papéis, convidam-se os pesquisadores a submeterem
    artigos que, fundamentando-se em uma das vertentes semióticas de nosso tempo
    (notadamente as de origem peirceana, greimasiana ou lotmaniana), elejam como
    objetivo analisar os procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos
    nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles
    como as vinculadas a suas condições de produção, abrindo-se, assim, também para a
    abordagem das práticas que os constituem como objetos semióticos a circularem na
    sociedade.

    Organizadores:
    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
    Geraldo Vicente Martins (UFMS)

    As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico
    da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão
    fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 25,
    n. º 49/Práticas e Objetos Semióticos”.

    Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à
    revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço:
    narahi08@gmail.com.

    Cordialmente,
    Nara Hiroko Takaki (UFMS)
    Editora da área de Linguística e Semiótica


    Cronograma
    Prazo final para submissão de trabalhos: 20 de abril de 2021.
    Publicação prevista para 25 de junho de 2021.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA - LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 25, nº 49/2021 Edição temática: Práticas e Objetos Semióticos
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – v. 24, n. 48 – 2020 - Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros

    2020-01-25

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – v. 24, n. 48 – 2020 [CHAMADA ENCERRADA]

    Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros

    Data limite para submissão: 15/07/2020

    Organizadoras:

    Professora Doutora Angela Maria Guida – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil

    Professora Doutora Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – v. 24, n. 48 – 2020 - Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros