CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
Vol. 29, nº 57/2025

 

Prezados(as) Colegas,

A PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS está com chamada aberta para o volume 29, nº 57/2025.

Dossiê temático: 

MULHERES: REFLEXÕES DISCURSIVAS EM TORNO DO FEMININO

As reflexões em torno das mulheres e do que foi sendo construído como feminino têm ensejado teorizações em diversas epistemologias, contudo muito dessa história tornou-se discurso pela palavra do homem (Del Priore, 2012), de forma que foi necessária a irrupção dos movimentos feministas a fim de que “a mulher” pudesse falar por si. Ainda hoje, o feminismo negro (hooks, 2019), por exemplo, nos ensina o quanto, para além da questão de gênero, também é preciso olhar outros marcadores sociais: raça, classe social, geração, orientação sexual, capacitismo. Para dizer dessas especificidades todas que nos atravessam, produzindo formas e níveis de opressão distintos, tem sido mobilizada a noção de interseccionalidade (Crenshaw, 1989; Collins, Bilge, 2020), que engendra novas políticas de sentidos no social, a partir de determinadas condições de produção (Courtine, 2009). No rol dessas relações, os diálogos e os duelos entre teorias e movimentos sociais têm favorecido a emergência de práticas de pesquisa-resistência, pela convocação pelo acionamento de uma dimensão sensível (Haroche, 2008) para o manuseio de exercícios linguageiros situados.

As teorias discursivas, sendo um conjunto heterogêneo de saberes, têm se voltado à análise de objetos linguísticos diversos na relação com temas/pautas emergentes, muitas vezes relacionadas a populações vulnerabilizadas, a fim de produzir práticas que se voltem à intervenção e à transformação social. Nesse sentido, levando em conta a relevância e a multiplicidade da temática, esta chamada pretende reunir estudos, situados nas perspectivas de Michel Pêcheux (2008, 2009) ou de Michel Foucault (2010a; 2010b), que se voltem à análise de objetos discursivos relacionados à mulher e/ou ao feminino.

Serão bem-vindas, portanto, produções em andamento ou já consolidadas que focalizem: a) modos de constituição, formulação e circulação de dizibilidades sobre a mulher e o feminino, em abordagens cujos trajetos temáticos (Maldidier; Guilhaumou, 2014) versem sobre tramas históricas tão caras ao feminino, como discursos sobre maternidade, inserção na política, direitos das mulheres, educação voltada às questões de gênero, violência contra as mulheres, padrões de beleza, presença na mídia, entre outras possibilidades; b) discussões em torno da própria noção do sujeito "mulher", abordando a multiplicidade de possibilidades de constituição desse lugar discursivo, ao considerar mulheres negras, indígenas, deficientes, cis e transexuais, lésbicas, bissexuais, etc.

A chamada pretende constituir-se, portanto, como lugar de encontro de investigações teóricas ou empíricas que se voltem a discutir a discursivização das mulheres e do feminino, a partir da Análise de Discurso materialista ou dos Estudos Discursivos Foucaultianos, de modo a materializar recortes distintos dentro desse tema e enfoque teórico que façam avançar as metodologias teórico-analíticas no campo discursivo. Espera-se que a reunião das submissões permita compreendermos como diferentes dispositivos funcionam na composição de um lugar discursivo para as mulheres e o quanto isso tem se materializado nas pesquisas e materialidades discursivas heterogêneas atualmente.

Referências:

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma.  Interseccionalidade. Trad Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020.

COURTINE, Jean Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: a Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politcs. University of Chicago Legal Forum, n.1, 1989, p. 139-167. Disponível em: <https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf>. Acesso em: 01 jul.2024.

DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil.10 ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 20. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010a.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed.

Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.

GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do arquivo. A análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, Eni. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4ª. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014, p. 169-191.

HAROCHE, Claudine. A condição sensível: formas e maneiras de ver no Ocidente. Trad. De Jacy Alves de Seixas e Vera Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.

HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Trad. Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5 ed. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas SP: Pontes Editores, 2008.

PÊCHEUX, M [1975]. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Pontes, 2009.

 

Organizadoras: Dra. Elaine de Moraes Santos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) e

Dra. Kátia Alexsandra dos Santos (Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO)

 

As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 29, n. 57/ Mulheres: reflexões discursivas em torno do feminino”.

 

Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos(as) autores(as) também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

 

Cordialmente,

Nara Hiroko Takaki (UFMS)

Editora da área de Linguística e Semiótica

 

Cronograma

Prazo final para submissão de trabalhos: 31 de março de 2025.

Publicação prevista para 20 de junho de 2025.

 

  • ATUALIZAÇÃO necessária no seu cadastro na REVISTA PAPÉIS

    2023-07-26

    Todos os usuários cadastrados na Revista Papéis precisam atualizar seus perfis de cadastro no portal de periódicos da UFMS.

    Solicitamos que acesse o seu perfil pessoal no Portal de Periódicos da UFMS, através do link <https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/index>, e ATUALIZE todas as suas informações.

    IMPORTANTE:

    - Nome próprio deve ser cadastrado apenas com a primeira letra em MAIÚSCULA. Exemplo: Luiz Inácio Lula da Silva.

    - Atualize a sua biografia, informando seu vínculo institucional (Nome da Instituição/SIGLA).

    - Atualize seu e-mail de cadastro para um e-mail que acesse regularmente (preferencialmente institucional).

    - Insira seu cadastro ORCID. A partir de 2023, as submissões que não apresentarem o cadastro no ORCID serão rejeitadas.

    - Atualize outras informações que julgar pertinentes.

    Saiba mais sobre ATUALIZAÇÃO necessária no seu cadastro na REVISTA PAPÉIS
  • Prorrogação do prazo da chamada para o volume 26, nº 51/2022. Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    2021-11-30

    Prezados Colegas,

    PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS prorroga o prazo da chamada para o volume 26, nº 51/2022.

    Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    Organizadoras:

    Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP)

    Claudia Kawachi-Furlan (UFES)

    Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

    Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar)

     

    As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 26, n. 51”.

    Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

     

    Cordialmente,

    Nara Hiroko Takaki (UFMS)

    Editora da área de Linguística e Semiótica

     

    Novo cronograma

    Prazo final para submissão de trabalhos: 30 de dezembro de 2021.

    Publicação prevista para 25 de junho de 2022.

     

     

    Saiba mais sobre Prorrogação do prazo da chamada para o volume 26, nº 51/2022. Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos
  • INFORME sobre o Vol. 24 n. 48 (Literatura, Estudos Comparados e Interartes)

    2021-07-08

    Prezadas e Prezados Pesquisadores,

    Informo que, em razão do alto número de submissões de manuscritos para o Vol. 24, n. 48, referente à área de Literatura, Estudos Comparados e Interartes, o processo de avaliação dos textos submetidos e consequente comunicação com os autores e publicação da edição encontra-se atrasado, mas não houve suspensão ou cancelamento do número.

    Esforços não tem sido medidos a fim de que, tão breve quanto possível, a edição possa vir à lume.

    Na esperança de que este comunicado os encontre em pleno gozo de sua saúde e bem estar, na medida do possível, desculpo-me pelo atraso e pelo inconveniente causado. Eventuais desistências dos autores por quaisquer razões, incluindo o atraso na edição do n´úmero, podem ser comunicados diretamente pelo sistema da revista através de mensagem na própria submissão.

    Na oportunidade, informo que a submissão de novos manuscritos para a área de Literatura, Estudos Comparados e Interartes está temporariamente suspensa até que todas as pendências estejam resolvidas. 

    Ressalto que este INFORME diz respeito exclusivamente aos artigos referentes à area de Literatura, Estudos Comparados e Interartes.

    Respeitosamente,

    Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos

    Editoria de Literatura, Estudos Comparados e Interartes

    Saiba mais sobre INFORME sobre o Vol. 24 n. 48 (Literatura, Estudos Comparados e Interartes)
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 26, nº 51/2022Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    2021-07-06

     

    Prezados Colegas,

    A PAPÉIS, Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – UFMS está com chamada aberta para o volume 26, nº 51/2022.

    Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos

    Nas últimas décadas, um crescente grupo de pesquisadores, professores e estudantes em formação no campo dos estudos da linguagem, tanto no Brasil quanto no exterior, têm se voltado de forma mais acentuada à educação linguística na infância.

    No Brasil, a literatura na área tem crescido e se fortalecido (TONELLI; PÁDUA, 2017), assim como têm sido ampliadas iniciativas de implantação do ensino de línguas em anos iniciais nos contextos de educação pública e privada (TANACA, 2017). Por decorrência, o campo da formação e do trabalho docente nessa área tem também registrado considerável crescimento e despertado interesse por parte de educadores, formadores e pesquisadores (SANTOS; BENEDETTI, 2009; SANTOS, 2005, 2011; VICENTIN, 2013; LIMA, 2019).

    No entanto, critica-se o caráter ainda predominantemente instrumental do ensino de línguas na infância, em seus mais diversos contextos (ROCHA, 2006). A sociedade contemporânea em que vivemos -  globalizada, digital, sociopolítica e economicamente complexa, bem como linguística, identitária e culturalmente diversa - adiciona outras demandas urgentes a essa problemática. Entre esses desafios, podemos citar a necessidade de fortalecimento de políticas e processos educativos de cunho formativo e transformador, que possam contribuir para a formação plurilíngue, crítica e cidadã (ROCHA, 2010, 2012; SÃO PEDRO, 2016) dos alunos, além de promover, em meio aos espaços escolares, possibilidades de ruptura com discursos homogeneizadores e opressores, das mais variadas ordens. Nessa perspectiva, em um momento em que nos deparamos com o crescimento acelerado de escolas ditas bilíngues, mostra-se importante também discutirmos a educação linguística na Educação Básica, sob um viés crítico, multissemiótico e translíngue (ROCHA; LIBERALI, 2018), a fim de ampararmos as ações no campo do ensino de línguas na infância em um viés libertador e transformativo (FREIRE, 2004).

    Diante das problematizações apresentadas, esse dossiê temático visa, a partir de visões plurais, reunir trabalhos que contribuam para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com o campo das políticas públicas e da formação docente e, assim, em sua rica multiplicidade de focos.

    REFERÊNCIAS

    FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

    LIMA, A. P. Formação profissional de professores de inglês para crianças do ensino fundamental I: possibilidades para a formação e trabalho docente. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho, São Carlos-SP, 2019.

    ROCHA, C. H. Provisões para Ensinar LE no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes. 2006. 339f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

    ______. Propostas para o inglês no ensino fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. 243f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada). Instituto de Estudos da Linguagem – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

    ______. Reflexões e propostas sobre Língua estrangeira no ensino fundamental I: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. Campinas, SP: Pontes, 2012.

    ______; LIBERALI, F. C. Ensino de línguas nos anos iniciais de escolarização: breves reflexões sobre bilinguismo e letramentos. In: FIGUEIREDO, A. R. (Orgs.).  Alfabetização e letramento: prática reflexiva no processo educativo. São Paulo: Humanitas/FFCLH-USP, 2017.

    SANTOS, L. I. S. Crenças acerca da inclusão da língua inglesa nas séries iniciais: quanto antes melhor? 2005. 230 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Mato Grosso, 2005.

    ______. Professores de língua inglesa para crianças: interface entre formação inicial e continuada, experiência e fazer pedagógico. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n.1, p. 223-246, 2011.

    ______.; BENEDETTI, A. M. Professores de língua estrangeira para crianças: conhecimentos teórico-metodológicos desejados. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 48, n. 2, p. 333-351, jul./dez. 2009.

    SÃO PEDRO, J. Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes. Tese de Doutorado. Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas, 2016.

    TANACA, J. J. C. Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de Inglês para crianças no Projeto Londrina Global.  Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.

    TONELLI, J. R. A.; PÁDUA, L. S.  O estado da arte de pesquisas sobre ensino e formação de professores de línguas estrangeiras para crianças. In: In: TONELLI, J. R. A.; PADUA, L. S.; OLIVEIRA, T. R. (Orgs.). Ensino e formação de professores de línguas estrangeira para crianças no Brasil. Curitiba, PR: APPRIS, 2017, p. 17 – 40.

    VICENTIN, K. A. Inglês nos anos iniciais no Ensino Fundamental público: de representações de professores a políticas linguísticas. 2013. 149 f. Dissertação (Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2013.

    Organizadoras:

    Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP)

    Claudia Kawachi-Furlan (UFES)

    Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)

    Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar)

     

    As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 26, n. 51”.

    Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço: narahi08@gmail.com.

     

    Cordialmente,

    Nara Hiroko Takaki (UFMS)

    Editora da área de Linguística e Semiótica

     

    Cronograma

    Prazo final para submissão de trabalhos: 30 de novembro de 2021.

    Publicação prevista para 25 de junho de 2022.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 26, nº 51/2022Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente:  Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA - LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 25, nº 49/2021 Edição temática: Práticas e Objetos Semióticos

    2020-11-19

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

    ÁREA: LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA
    Vol. 25, nº 49/2021
    Edição temática: Práticas e Objetos Semióticos

     

    Prezados Colegas,

    A PAPÉIS, Revista do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagens da
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, está com chamada aberta para o Vol. 25, nº 49/2021. O prazo
    para submissões é até 20 de abril de 2021.

    Para esta edição da Revista Papéis, convidam-se os pesquisadores a submeterem
    artigos que, fundamentando-se em uma das vertentes semióticas de nosso tempo
    (notadamente as de origem peirceana, greimasiana ou lotmaniana), elejam como
    objetivo analisar os procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos
    nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles
    como as vinculadas a suas condições de produção, abrindo-se, assim, também para a
    abordagem das práticas que os constituem como objetos semióticos a circularem na
    sociedade.

    Organizadores:
    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
    Geraldo Vicente Martins (UFMS)

    As submissões relacionadas a esse número poderão ser feitas pelo sistema eletrônico
    da revista, disponível em <http://www.seer.ufms.br/index.php/papeis> e deverão
    fazer menção, no campo “Comentários para o editor” (ao final do “Passo 1), ao “v. 25,
    n. º 49/Práticas e Objetos Semióticos”.

    Para quaisquer eventualidades relacionadas à submissão ou sugestões em relação à
    revista, colocamo-nos à disposição dos autores também pelo seguinte endereço:
    narahi08@gmail.com.

    Cordialmente,
    Nara Hiroko Takaki (UFMS)
    Editora da área de Linguística e Semiótica


    Cronograma
    Prazo final para submissão de trabalhos: 20 de abril de 2021.
    Publicação prevista para 25 de junho de 2021.

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO ÁREA - LINGUÍSTICA E SEMIÓTICA Vol. 25, nº 49/2021 Edição temática: Práticas e Objetos Semióticos
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – v. 24, n. 48 – 2020 - Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros

    2020-01-25

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – v. 24, n. 48 – 2020 [CHAMADA ENCERRADA]

    Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros

    Data limite para submissão: 15/07/2020

    Organizadoras:

    Professora Doutora Angela Maria Guida – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Brasil

    Professora Doutora Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – v. 24, n. 48 – 2020 - Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros