-
Dossiê temático: estudos semióticos na contemporaneidadev. 28 n. 55 (2024)
Edição publicada no primeiro semestre de 2024 com pesquisadores que trabalham com uma das três vertentes semióticas consolidadas, as estabelecidas por Peirce, Lotman e Greimas. Os artigos têm como foco a análise dos procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles como as vinculadas as suas condições de produção, com síntese parcial ou final dos resultados obtidos, e também discussões teóricas.
Organizadores: Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi, Dr. Geraldo Vicente Martins, Dra. Sueli Maria Ramos da Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Dra. Flávia Karla Ribeiro Santos - Universidade Estadual Paulista
Obra da capa: Série " Arte transforma", da artista Lúcia Monte Serrat, 2024, colagem, 25 x 35 cm.
-
Literatura, Estudos Comparados e Interartesv. 27 n. 54 (2023)
Dossiê Temático "Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (4)".
Organização:
Andre Rezende Benatti (UEMS)
Magdalena González Almada (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina)
Wellington Furtado Ramos (UFMS)
-
Novos estudos sobre formação de palavras: morfologia, lexicologia, semânticav. 27 n. 53 (2023)
Este dossiê temático visa trazer contribuições para os estudos teóricos e empíricos de formação de palavras, um tema tradicionalmente estudado pela Morfologia, mas com implicações na Fonologia, Lexicologia, Lexicografia, Sintaxe e, também, observa-se uma importante tendência de aproximar a formação de palavras da Semântica. A área de estudos de formação de palavras por vezes recebe diferentes nomes, como “Morfologia lexical” e “Morfologia derivacional”, e tem sido estudada por diferentes correntes teóricas, como o Estruturalismo, o Gerativismo, a Linguística Cognitiva e os estudos do Léxico, entre outras.
Obra da Capa
Artistas: Luciana Ohira e Sergio Bonilha
Título: “ruína (série transpaisagens)”
Ano: 2023
Técnica: sequência de frames a partir de video feedback
Nota: as imagens são geradas pela retroalimentação entre uma câmera de vídeo digital e uma tela LCD conectada a ela; nossa operação é de agenciamento, para que as imagens sejam geradas, e de seleção, para formar a sequência.
-
Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversosv. 26 n. 51 (2022)
Este dossiê temático buscou contribuir para o debate no campo da educação linguística na infância, reunindo trabalhos com focos diversos. Em sua pluralidade de olhares e temas, os artigos que compõem este volume muito contribuem para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com as áreas das políticas públicas e da formação docente.
Organizadoras:
Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP) - Doutora em Linguística Aplicada
Claudia Kawachi-Furlan (UFES) - Doutora em Linguística
Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL) - Doutora em Estudos da Linguagem
Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar) - Doutora em Linguística Aplicada
Obra da capa: Tem sempre um dia que é o último dia, da artista Priscila Pessoa, 2021, óleo, acrílica e carvão s/ tela, 60x60cm
-
Literatura, Estudos Comparados e Interartesv. 25 n. 50 (2021)
Dossiê Temático: Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (2)
Editores do Dossiê:
Prof. Dr. Andre Rezende Benatti – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil
Prof.ª Dr.ª Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina
Editor de Literatura, Estudos Comparados e Interartes:
Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil
-
Edição temática: Prática e Objetos Semióticosv. 25 n. 49 (2021)
Imagens da capa:
[esquerda] Priscilla Pessoa|Desatadora|2018|aquarela e folha de ouro s/ pape|110x75cm.
[direita] Priscila Pessoa|Sempre Convosco|2017|óleo e folha de ouro s/ tela|90x70cm.Nesta edição da Papéis, entregamos aos leitores um conjunto de textos de pesquisadores de várias vertentes semióticas de nosso tempo, os quais elegeram como objetivo analisar procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles como as vinculadas a suas condições de produção, abrindo-se, assim, também para a abordagem das práticas que os constituem como objetos semióticos a circularem na sociedade.
Organizadores:
Geraldo Vicente Martins (UFMS)
Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS) -
Literatura, Estudos Comparados e Interartesv. 24 n. 48 (2020)
Dossiê Temático: Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros
Editores do Dossiê:
Prof. Dr. Andre Rezende Benatti – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil
Prof.ª Dr.ª Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina
Editor de Literatura, Estudos Comparados e Interartes:
Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil
-
Linguagem e Sociedadev. 22 n. 43 (2018)
O número temático reúne resultados de pesquisas científicas sobre práticas de linguagem, sobretudo as emergências que integram letramentos e transculturalidades educacionais. Os trabalhos inserem-se em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas desenvolvidas no campo da Linguística (Aplicada).
-
v. 21 n. 42 (2017)
Teoria Literária e Estudos Comparados
-
Linguagens Educação e Tecnologiav. 21 n. 41 (2017)
O número temático deverá reunir trabalhos que tragam resultados de pesquisas científicas sobre práticas de uso da linguagem, sobretudo em atividades educacionais, especialmente aquelas voltadas ao ensino de línguas ou literaturas e atentas à emergência de tecnologias digitais. Além de artigos, também serão avaliadas as proposições de entrevistas, resenhas e resumos de dissertações.
-
v. 20 n. 40 (2016)
Teoria Literária e Estudos Culturais