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Mulheres: reflexões discursivas em torno do feminino
v. 29 n. 57 (2025)As reflexões em torno das mulheres e do que foi sendo construído como feminino têm ensejado teorizações em diversas epistemologias, contudo muito dessa história tornou-se discurso pela palavra do homem (Del Priore, 2012), de forma que foi necessária a irrupção dos movimentos feministas a fim de que “a mulher” pudesse falar por si. Ainda hoje, o feminismo negro (hooks, 2019), por exemplo, nos ensina o quanto, para além da questão de gênero, também é preciso olhar outros marcadores sociais: raça, classe social, geração, orientação sexual, capacitismo. Para dizer dessas especificidades todas que nos atravessam, produzindo formas e níveis de opressão distintos, tem sido mobilizada a noção de interseccionalidade (Crenshaw, 1989; Collins, Bilge, 2020), que engendra novas políticas de sentidos no social, a partir de determinadas condições de produção (Courtine, 2009). No rol dessas relações, os diálogos e os duelos entre teorias e movimentos sociais têm favorecido a emergência de práticas de pesquisa-resistência, pela convocação pelo acionamento de uma dimensão sensível (Haroche, 2008) para o manuseio de exercícios linguageiros situados.
As teorias discursivas, sendo um conjunto heterogêneo de saberes, têm se voltado à análise de objetos linguísticos diversos na relação com temas/pautas emergentes, muitas vezes relacionadas a populações vulnerabilizadas, a fim de produzir práticas que se voltem à intervenção e à transformação social. Nesse sentido, levando em conta a relevância e a multiplicidade da temática, esta chamada pretende reunir estudos, situados nas perspectivas de Michel Pêcheux (2008, 2009) ou de Michel Foucault (2010a; 2010b), que se voltem à análise de objetos discursivos relacionados à mulher e/ou ao feminino.
Serão bem-vindas, portanto, produções em andamento ou já consolidadas que focalizem: a) modos de constituição, formulação e circulação de dizibilidades sobre a mulher e o feminino, em abordagens cujos trajetos temáticos (Maldidier; Guilhaumou, 2014) versem sobre tramas históricas tão caras ao feminino, como discursos sobre maternidade, inserção na política, direitos das mulheres, educação voltada às questões de gênero, violência contra as mulheres, padrões de beleza, presença na mídia, entre outras possibilidades; b) discussões em torno da própria noção do sujeito "mulher", abordando a multiplicidade de possibilidades de constituição desse lugar discursivo, ao considerar mulheres negras, indígenas, deficientes, cis e transexuais, lésbicas, bissexuais, etc.
A chamada pretende constituir-se, portanto, como lugar de encontro de investigações teóricas ou empíricas que se voltem a discutir a discursivização das mulheres e do feminino, a partir da Análise de Discurso materialista ou dos Estudos Discursivos Foucaultianos, de modo a materializar recortes distintos dentro desse tema e enfoque teórico que façam avançar as metodologias teórico-analíticas no campo discursivo. Espera-se que a reunião das submissões permita compreendermos como diferentes dispositivos funcionam na composição de um lugar discursivo para as mulheres e o quanto isso tem se materializado nas pesquisas e materialidades discursivas heterogêneas atualmente.
Referências:
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Trad Rane Souza. São Paulo: Boitempo, 2020.
COURTINE, Jean Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.
CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: a Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politcs. University of Chicago Legal Forum, n.1, 1989, p. 139-167. Disponível em: <https://chicagounbound.uchicago.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1052&context=uclf>. Acesso em: 01 jul.2024.
DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil.10 ed. São Paulo: Contexto, 2012.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 20. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010a.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
GUILHAUMOU, Jacques; MALDIDIER, Denise. Efeitos do arquivo. A análise do discurso no lado da história. In: ORLANDI, Eni. (Org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4ª. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014, p. 169-191.
HAROCHE, Claudine. A condição sensível: formas e maneiras de ver no Ocidente. Trad. De Jacy Alves de Seixas e Vera Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.
HOOKS, bell. Teoria feminista: da margem ao centro. Trad. Rainer Patriota. São Paulo: Perspectiva, 2019.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5 ed. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas SP: Pontes Editores, 2008.
PÊCHEUX, M [1975]. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Pontes, 2009.
Organizadoras: Dra. Elaine de Moraes Santos (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) e Dra. Kátia Alexsandra dos Santos (Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO)
Obra da capa da Papéis, v. 29, n. 57, 2025
Artista: Juliana Couto Trujillo
Título: Origem
Técnica: Aquarela sobre papel
Suporte: Papel 300 g/m2 100% algodão
Tamanho: 30cm x 30cm
Ano: 2025 -
Temática Livrev. 28 n. 56 (2024)
Temática Livre
Organização:
Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS)
Wellington Furtado Ramos (UFMS)
Bella Beatriz Martins Gomes de Oliveira (UFMS)
DOI: 10.55028/papeis.v28i56
Publicado: 2025-04-02
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Dossiê temático: estudos semióticos na contemporaneidade
v. 28 n. 55 (2024)Edição publicada no primeiro semestre de 2024 com pesquisadores que trabalham com uma das três vertentes semióticas consolidadas, as estabelecidas por Peirce, Lotman e Greimas. Os artigos têm como foco a análise dos procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles como as vinculadas as suas condições de produção, com síntese parcial ou final dos resultados obtidos, e também discussões teóricas.
Organizadores: Dra. Eluiza Bortolotto Ghizzi, Dr. Geraldo Vicente Martins, Dra. Sueli Maria Ramos da Silva - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Dra. Flávia Karla Ribeiro Santos - Universidade Estadual Paulista
Obra da capa: Série " Arte transforma", da artista Lúcia Monte Serrat, 2024, colagem, 25 x 35 cm.
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Literatura, Estudos Comparados e Interartesv. 27 n. 54 (2023)
Dossiê Temático "Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (4)".
Organização:
Andre Rezende Benatti (UEMS)
Magdalena González Almada (Universidad Nacional de Córdoba/Argentina)
Wellington Furtado Ramos (UFMS)
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Novos estudos sobre formação de palavras: morfologia, lexicologia, semântica
v. 27 n. 53 (2023)Este dossiê temático visa trazer contribuições para os estudos teóricos e empíricos de formação de palavras, um tema tradicionalmente estudado pela Morfologia, mas com implicações na Fonologia, Lexicologia, Lexicografia, Sintaxe e, também, observa-se uma importante tendência de aproximar a formação de palavras da Semântica. A área de estudos de formação de palavras por vezes recebe diferentes nomes, como “Morfologia lexical” e “Morfologia derivacional”, e tem sido estudada por diferentes correntes teóricas, como o Estruturalismo, o Gerativismo, a Linguística Cognitiva e os estudos do Léxico, entre outras.
Obra da Capa
Artistas: Luciana Ohira e Sergio Bonilha
Título: “ruína (série transpaisagens)”
Ano: 2023
Técnica: sequência de frames a partir de video feedback
Nota: as imagens são geradas pela retroalimentação entre uma câmera de vídeo digital e uma tela LCD conectada a ela; nossa operação é de agenciamento, para que as imagens sejam geradas, e de seleção, para formar a sequência.
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Dossiê temático: Educação Linguística na Infância e Formação Docente: Das Políticas, Discursos e Práticas em Contextos Educativos Diversos
v. 26 n. 51 (2022)Este dossiê temático buscou contribuir para o debate no campo da educação linguística na infância, reunindo trabalhos com focos diversos. Em sua pluralidade de olhares e temas, os artigos que compõem este volume muito contribuem para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com as áreas das políticas públicas e da formação docente.
Organizadoras:
Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP) - Doutora em Linguística Aplicada
Claudia Kawachi-Furlan (UFES) - Doutora em Linguística
Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL) - Doutora em Estudos da Linguagem
Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar) - Doutora em Linguística Aplicada
Obra da capa: Tem sempre um dia que é o último dia, da artista Priscila Pessoa, 2021, óleo, acrílica e carvão s/ tela, 60x60cm
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Literatura, Estudos Comparados e Interartesv. 25 n. 50 (2021)
Dossiê Temático: Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (2)
Editores do Dossiê:
Prof. Dr. Andre Rezende Benatti – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil
Prof.ª Dr.ª Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina
Editor de Literatura, Estudos Comparados e Interartes:
Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil
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Edição temática: Prática e Objetos Semióticos
v. 25 n. 49 (2021)Imagens da capa:
[esquerda] Priscilla Pessoa|Desatadora|2018|aquarela e folha de ouro s/ pape|110x75cm.
[direita] Priscila Pessoa|Sempre Convosco|2017|óleo e folha de ouro s/ tela|90x70cm.Nesta edição da Papéis, entregamos aos leitores um conjunto de textos de pesquisadores de várias vertentes semióticas de nosso tempo, os quais elegeram como objetivo analisar procedimentos de construção dos sentidos em textos e discursos nas mais diversas linguagens, considerando-se tanto as relações intrínsecas a eles como as vinculadas a suas condições de produção, abrindo-se, assim, também para a abordagem das práticas que os constituem como objetos semióticos a circularem na sociedade.
Organizadores:
Geraldo Vicente Martins (UFMS)
Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS) -
Literatura, Estudos Comparados e Interartesv. 24 n. 48 (2020)
Dossiê Temático: Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros
Editores do Dossiê:
Prof. Dr. Andre Rezende Benatti – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Brasil
Prof.ª Dr.ª Magdalena González Almada – Universidad Nacional de Córdoba – Argentina
Editor de Literatura, Estudos Comparados e Interartes:
Prof. Dr. Wellington Furtado Ramos - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Brasil
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Linguagem e Sociedade
v. 22 n. 43 (2018)O número temático reúne resultados de pesquisas científicas sobre práticas de linguagem, sobretudo as emergências que integram letramentos e transculturalidades educacionais. Os trabalhos inserem-se em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas desenvolvidas no campo da Linguística (Aplicada).
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v. 21 n. 42 (2017)
Teoria Literária e Estudos Comparados
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Linguagens Educação e Tecnologia
v. 21 n. 41 (2017)O número temático deverá reunir trabalhos que tragam resultados de pesquisas científicas sobre práticas de uso da linguagem, sobretudo em atividades educacionais, especialmente aquelas voltadas ao ensino de línguas ou literaturas e atentas à emergência de tecnologias digitais. Além de artigos, também serão avaliadas as proposições de entrevistas, resenhas e resumos de dissertações.
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v. 20 n. 40 (2016)
Teoria Literária e Estudos Culturais