A ausência presente: o apagamento fotoliterário da pessoa de Nadja e o Mito do Surrealismo
Palavras-chave:
Fotoliteratura, Nadja, Ausência/Presença, Apagamento, Fragmentação
Resumo
Neste artigo, nos propomos a analisar a obra Nadja (1928), de André Breton, sob o aspecto das relações fotoliterárias que gravitam em torno da utilização de fotografias em sua composição, partindo da dialética da ausência/presença. Visamos demonstrar como se dá o processo de ausenciamento da jovem e analisar o seu total apagamento na fotomontagem “Seus olhos de avenca”. Para isso, contamos com o aporte teórico dos Estudos Fotoliterários e recorreremos ao suporte de parte da fortuna crítica da obra que se dedicou a essa temática, bem como ao princípio da fragmentação do corpo na estética da arte moderna.
Referências
ALBACH, Hester. Léona, héroïne du surréalisme. Traduit du néerlandais par Arlette Ounanian. Arles: Actes Sud, 2009.
ARROUYE, Jean. La photographie dans « Nadja ». In: Mélusine, nº IV: Le livre surréaliste/ Actes du Colleque en Sorbonne organisé par H. BEHAR, juin 1981. Lausanne: L’Age d’Homme, 1983, p. 123-151.
BARTHES, Roland. Fragments d’un discours amoureaux. Paris: Éditions du Seuil, 1977.
______. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.
BEAUVOIR, Simone de. André Breton ou a poesia. In: ______. O segundo sexo: 1 fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão européia do livro, 1970.
BONNET, Marguerite. Notice e Notes et variantes. In : BRETON, André. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.
BRETON, André. O amor louco. Tradução Luiza Neto Jorge. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.
______. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.
______. Œuvres complètes. Vol. II. Paris: Gallimard, 1992.
______. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BRON, Jean-Albert; LEIGLON, Christine; URNANIK-RIZK, Annie. Nadja André Breton: littérature et langages de l’image. Paris: Éditions Ellipses, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol. 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
GROJNOWSKI, Daniel. Photographie et langage. Paris: José Corti, 2002.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
MARQUES, Ana Martins. Paisagem com figuras: fotografia na literatura contemporânea (W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk). Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-97ZLNU. Acesso em: 03 ago 2018.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.
______. Breton diante da esfinge. In: BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 7-15.
MOURIER-CASILE, Pascaline. Nadja d’André Breton. Paris: Gallimard, 1994.
NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, 2005 [En ligne]. Disponível em : http://revuepostures.com/fr/articles/nachtergael-7. Acesso em: 11 out 2017. Originalmente publicado como: NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, p. 158-173, 2005.
PUJADE, Robert. Fantastique et photographie. Paris: L’Harmattan, 2015.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
SEBBAG, Georges. André Breton L’amour folie: Suzanne, Nadja, Lise, Simone. Paris: Éditions Jean-Michel Place, 2004.
THÉLOT, Jérôme. Nadja, Violência e Moral. Tradução Pérola Carvalho. In: GUINSBURG, J., LEIRNER, Sheila (Orgs.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
ARROUYE, Jean. La photographie dans « Nadja ». In: Mélusine, nº IV: Le livre surréaliste/ Actes du Colleque en Sorbonne organisé par H. BEHAR, juin 1981. Lausanne: L’Age d’Homme, 1983, p. 123-151.
BARTHES, Roland. Fragments d’un discours amoureaux. Paris: Éditions du Seuil, 1977.
______. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Tradução Julio Castañon Guimarães. São Paulo: Nova Fronteira, 1984.
BEAUVOIR, Simone de. André Breton ou a poesia. In: ______. O segundo sexo: 1 fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão européia do livro, 1970.
BONNET, Marguerite. Notice e Notes et variantes. In : BRETON, André. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.
BRETON, André. O amor louco. Tradução Luiza Neto Jorge. Lisboa: Editorial Estampa, 1971.
______. Œuvres complètes. Vol. I. Paris: Gallimard, 1988.
______. Œuvres complètes. Vol. II. Paris: Gallimard, 1992.
______. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
BRON, Jean-Albert; LEIGLON, Christine; URNANIK-RIZK, Annie. Nadja André Breton: littérature et langages de l’image. Paris: Éditions Ellipses, 2002.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Tradução Marina Appenzeller. 14 ed. Campinas: Papirus, 2012.
FABRIS, Annateresa. O desafio do olhar: fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. Vol. 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
GROJNOWSKI, Daniel. Photographie et langage. Paris: José Corti, 2002.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução Anne Marie Davée. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
MARQUES, Ana Martins. Paisagem com figuras: fotografia na literatura contemporânea (W.G. Sebald, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, Orhan Pamuk). Tese de Doutorado. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras, 2013. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/ECAP-97ZLNU. Acesso em: 03 ago 2018.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível. São Paulo: Editora Iluminuras, 2002.
______. Breton diante da esfinge. In: BRETON, André. Nadja. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Cosac Naify, 2007, p. 7-15.
MOURIER-CASILE, Pascaline. Nadja d’André Breton. Paris: Gallimard, 1994.
NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, 2005 [En ligne]. Disponível em : http://revuepostures.com/fr/articles/nachtergael-7. Acesso em: 11 out 2017. Originalmente publicado como: NACHTERGAEL, Magali. Nadja. Images, désir et sacrifice. In : Postures, Dossier «Arts, littérature: dialogues, croisements, interférences», n° 7, p. 158-173, 2005.
PUJADE, Robert. Fantastique et photographie. Paris: L’Harmattan, 2015.
SANTAELLA, Lúcia e NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.
SEBBAG, Georges. André Breton L’amour folie: Suzanne, Nadja, Lise, Simone. Paris: Éditions Jean-Michel Place, 2004.
THÉLOT, Jérôme. Nadja, Violência e Moral. Tradução Pérola Carvalho. In: GUINSBURG, J., LEIRNER, Sheila (Orgs.). O Surrealismo. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Publicado
2023-07-01
Como Citar
Mantovani, J. E. de A. (2023). A ausência presente: o apagamento fotoliterário da pessoa de Nadja e o Mito do Surrealismo. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(48), 39-57. https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48.10505
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.