A imagem como limiar na poesia de T. S. Eliot

  • Clara Luz Martins Vaz Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Paulo Eduardo Benites de Moraes Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Palavras-chave: Eliot; Imagem; Moldura; Poesia.

Resumo

A literatura e a fotografia compartilham um mesmo objetivo: o de capturar e fixar momentos.
Na poesia, em particular, a palavra e a imagem complementam e sustentam uma a outra no processo
criativo. Isso pode ser notado no poema “Morning at the window”, publicado por T. S. Eliot no livro
Prufrock and other observations (1917), em que o eu lírico volta seu foco para uma janela através da qual
percebe o cotidiano urbano. As cenas são emolduradas através de uma linguagem clara, impessoal e
objetiva, que se convertem em imagens vívidas e diversas da cidade moderna. O “efeito moldura”, ou
efeito de contenção, utilizado por Eliot no poema abre espaço para uma leitura plural dos elementos
imagéticos capturados e da realidade representada, dialogando com o leitor qual uma fotografia. Assim, o
presente trabalho se propõe a analisar a construção imagética na poesia de Eliot a partir do poema em
questão com o objetivo de evidenciar a relação entre literatura e imagem na obra do autor, ou, ainda, a
aproximação entre poesia e fotografia a fim de notar como ambas se propõem a uma sintaxe de imagens
visuais. Para isso, falaremos sobre as influências que forneceram ao autor elementos poéticos para que ele
desenvolvesse uma “nova imagética”, observacional e objetiva, e o contexto pós-guerra no qual o instante
do poema se encontra. Para dar suporte ao trabalho, nos valemos do pensamento de Georges Didi-
Huberman para pensarmos a imagem como limiar. Mesmo o poema de T. S. Eliot não tendo a sua
correspondência fotográfica, pode-se pensar no efeito fotográfico instaurado pelo texto nas opções dos
cortes espaciais.

Biografia do Autor

Clara Luz Martins Vaz, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Acadêmica de Letras Inglês/Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Integrante do Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (UNIR/CNPq).

Paulo Eduardo Benites de Moraes, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Estudos Literários pela UFMS. Docente do quadro efetivo do Departamento de Línguas Estrangeiras e pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho/RO. Líder do  Grupo de Pesquisa em Poéticas Moderna e Contemporânea (CNPq/UNIR).

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Publicado
2023-07-29
Como Citar
Martins Vaz, C. L., & Benites de Moraes, P. E. (2023). A imagem como limiar na poesia de T. S. Eliot. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 25(50), 1-13. https://doi.org/10.55028/papeis.v25i50.10563
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes