A imagem como limiar na poesia de T. S. Eliot
Resumo
A literatura e a fotografia compartilham um mesmo objetivo: o de capturar e fixar momentos.
Na poesia, em particular, a palavra e a imagem complementam e sustentam uma a outra no processo
criativo. Isso pode ser notado no poema “Morning at the window”, publicado por T. S. Eliot no livro
Prufrock and other observations (1917), em que o eu lírico volta seu foco para uma janela através da qual
percebe o cotidiano urbano. As cenas são emolduradas através de uma linguagem clara, impessoal e
objetiva, que se convertem em imagens vívidas e diversas da cidade moderna. O “efeito moldura”, ou
efeito de contenção, utilizado por Eliot no poema abre espaço para uma leitura plural dos elementos
imagéticos capturados e da realidade representada, dialogando com o leitor qual uma fotografia. Assim, o
presente trabalho se propõe a analisar a construção imagética na poesia de Eliot a partir do poema em
questão com o objetivo de evidenciar a relação entre literatura e imagem na obra do autor, ou, ainda, a
aproximação entre poesia e fotografia a fim de notar como ambas se propõem a uma sintaxe de imagens
visuais. Para isso, falaremos sobre as influências que forneceram ao autor elementos poéticos para que ele
desenvolvesse uma “nova imagética”, observacional e objetiva, e o contexto pós-guerra no qual o instante
do poema se encontra. Para dar suporte ao trabalho, nos valemos do pensamento de Georges Didi-
Huberman para pensarmos a imagem como limiar. Mesmo o poema de T. S. Eliot não tendo a sua
correspondência fotográfica, pode-se pensar no efeito fotográfico instaurado pelo texto nas opções dos
cortes espaciais.
Referências
AZEVEDO, Carlito. Sublunar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.
BAUDELAIRE, Charles. As Flores do Mal. Tradução de Ivan Juqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.
BORSATO, Fabiane Renata. ESTUDO DA MOLDURA EM POEMAS MODERNOS E CONTEMPORÂNEOS. InterteXto / Dossiê Temático: Os Limites da Poesia, v. 11, n. 02, 2018, p. 14-33.
CARVALHO JÚNIOR, Odorico Leal de. Lírica impessoal e modernidade: T. S. Eliot e Fernando Pessoa. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1993.
ELIOT, T. S. The Complete Poems and Plays of T. S. Eliot: 1909-1950. England, London: Faber & Faber, 2004.
ELIOT, T. S. Poemas. Tradução de Caetano Galindo. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
ELIOT, T. S. Hamlet e seus problemas. In: SHAKESPEARE, W. Hamlet. Tradução de Lawrence Flores Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, pp. 33-39.
MARQUES, Ana Martins; SISCAR, Marcos. Duas janelas. São Paulo: Luna Parque, 2016.
TAVARES, Enéias Farias; AGUIAR, Angiuli Copetti de. O OLHAR ALHEIO: PERCEPÇÃO E EXPRESSÃO EM T. S. ELIOT E EDWARD HOPPER, Scripta Uniandrade, Curitiba, PR, v. 13, n. 02, dez. 2015, p. 31-49.
WILSON, Edmund. O castelo de Axel: estudo sobre a literatura imaginativa de 1870 a 1930. Tradução de José Paulo Paes. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.