A definição da conjunção que em dicionários para estudantes do ensino médio

The definition of the conjunction that in dictionaries for high school students

  • Ana Grayce Freitas de Sousa Universidade Estadual do Ceará.
  • Antônio Luciano Pontes Universidade Estadual do Ceará.
Palavras-chave: Lexicografia Pedagógica; PNLD; Paráfrase.

Resumo

As conjunções são palavras relacionadas com os processos de subordinação e coordenação. São, nesse sentido, importantes, para a compreensão de períodos compostos. Como um dos papéis do dicionário escolar é o auxílio na leitura e na escrita, o registro e definição dessa classe gramatical é relevante para alunos que estão em fase de produção de textos mais complexos, pois a conjunção também funciona como um elemento coesivo. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar como os dicionários do tipo 4 do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD (2012) definem a conjunção “que”. Como bases teóricas, fundamentamo-nos em pesquisadores da Gramática, como Bechara (2009), Bagno (2012), Cunha e Cintra (2017), e da Lexicografia, como Biderman (1984), Pontes (2009) e Bugueño Miranda e Farias (2011). Nossas análises mostraram que os verbetes estudados se utilizaram de paráfrases por indicação de uso morfossintático e pragmático e paráfrases sinonímicas para definir o “que”. Isso indica que os dicionários levaram em consideração não somente a função sintática desempenhada pela conjunção para defini-la, mas os diversos significados que ela pode assumir em diferentes contextos de uso, já que se trata de um elemento com uma variedade de usos e sentidos, reconhecidos pelas classificações apresentadas pelas definições.

Biografia do Autor

Ana Grayce Freitas de Sousa, Universidade Estadual do Ceará.

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada – PosLA da Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Antônio Luciano Pontes, Universidade Estadual do Ceará.

Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada- PosLA da Universidade Estadual do Ceará-UECE

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Publicado
2020-12-29
Como Citar
Sousa, A. G. F. de, & Pontes, A. L. (2020). A definição da conjunção que em dicionários para estudantes do ensino médio. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 24(Especial), 214-232. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/12401
Seção
Artigos - Lexicografia