Paredes que narram histórias
uma perspectiva da semiótica social à multimodalidade em processos expográficos de pontos de memória
Resumo
A análise multimodal de textos permitirá a investigação de como os modos semióticos são orquestrados em processos de produção de significados. Por meio do acesso a toda potencialidade desses modos, é possível revelar como os discursos vão se constituindo e ressignificando. Dessa forma, este estudo se debruça na análise de novas ferramentas e metodologias utilizadas no processo de elaboração de acervos expositivos de Pontos de Memórias que se propõem a narrar histórias das comunidades na qual estão inseridos. Busca-se a compreensão das relações e os caminhos por que essas novas ferramentas e metodologias dialogam com o fazer museológico a partir do lugar de grupos sociais marginalizados rompendo com os modelos de museus conforme conhecemos na atualidade, os chamados museus tradicionais. Os Pontos de Memória constroem as narrativas de suas expografias por meio da proposta da leitura das comunidades nas quais estão inseridos como textos que se colocam, em seu processo de significação, em diálogo direto com seu território. Com o objetivo de propor uma discussão na articulação dos modos semióticos na construção de significados multimodais em processos expográficos de Pontos de Memória e a relação com a ressignificação de espaços de memórias, busca-se aporte nos pressupostos teórico-metodológicos da Semiótica Social e da Multimodalidade, conforme proposto por Hodge, Kress (1988); Kress, Van Leeuwen (1996, 2006) e Kress (2010). Propõe-se uma análise da elaboração dos significados semióticos em exposições dos Pontos de Memória Museu do Taquaril, Belo Horizonte – Minas Gerais e do Ponto de Memória Museu de Favelas – MUF, Rio de Janeiro – RJ. As análises se deram a partir das categorias analíticas da Gramática Sistêmico-Funcional e da Gramática do Design Visual. Os resultados apontam que o paralelismo e a intersemiose dos modos semióticos verbais e visuais são evidenciados na reconstrução de significados na elaboração dos processos expográficos desses Pontos de Memória pautados em uma semiose social.
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