O USO DO PRINCÍPIO ANALÓGICO EM CRIAÇÕES LEXICAIS REALIZADAS POR CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO

  • Simone Lima Ferreira UFMS
  • Thyago José da Cruz UFMS
Palavras-chave: Analogia; Morfologia; Lexicologia

Resumo

Esta pesquisa consiste num estudo de caso que mostra que, por meio da analogia, uma criança de 4 anos, ainda que tenha um conhecimento léxico e gramatical limitado, consegue realizar criações lexicais utilizando associações com palavras já conhecidas. Entendemos que a formação de palavras na língua portuguesa pode ser explicada pelo princípio da analogia (MARONEZE, 2008, 2011; BASÍLIO, 2016), segundo o qual as unidades lexicais são construídas pela associação, tanto fônica quanto semântica, com unidades lexicais já existentes. Os dados foram coletados em um período de 6 meses através da observação do cotidiano da criança, que recorria a uma criação lexical quando desconhecia uma palavra que poderia ser usada de maneira adequada em sua comunicação. Por meio dos exemplos citados nesta pesquisa pode-se observar as associações realizadas pelo falante.

Referências

ALVES, Ieda Maria. Neologia e níveis de análise linguística. IN. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia, volume III. ALVES, Maria Ieda; ISQUERDO, Aparecida Negri. Orgs. Campo Grande: Ed. UFMS, 2007, p.77-92.
ALVES, Ieda Maria. Neologismos: criação lexical. 3ª Edição. São Paulo. Ática. 2007
BASÍLIO, Margarida. O princípio da analogia na constituição do léxico: regras são clichês lexicais. Veredas.Vol.1., n. 1. Juiz de Fora. 2016. p.9-21. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/25379 Acesso em 26 abr. 2023.
BEZERRA, Francinalva Andrade. Os diferentes conceitos de gramática nos estudos linguísticos. Letra Magna. São Paulo. 2013. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/317575978/Diferentes-Conceitos-de-Gramatica Acesso em 26 abr. 2023.
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
LIMA. George Almeida. et al. Interfaces da linguagem: escola e cultura. 2020. https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22142/17688 Acesso em 26 abr. 2023.
MARONEZE, Bruno Oliveira. As concepções saussurianas de formação de palavras. REVEL. 2008. Edição especial n. 2, 2008. ISSN 1678-8931
MARONEZE, Bruno Oliveira. Um estudo da mudança de classe gramatical em unidades lexicais neológicas. 2011. Tese de Doutorado.
MIRANDA, Maria Irene. Conceitos centrais da teoria de Vygotsky e a prática pedagógica. Ensino em Re-vista, v. 13, n. 1, p. 7-28, 2005.
OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola. 2010.
OLIVEIRA, Marta Kohl. O problema da afetividade em Vygotsky. IN. Piaget, Vygotsky, Wallon, Teorias psicogenéticas em discussão. TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloisa. São Paulo: Summus, 2019, p.115-131
RADAELLI, Maria Eunice Barth. Contribuições de Vygotsky e Bakhtin para a linguagem: interação no processo de alfabetização. Revista Thêma et Scientia, v. 1, n. 1, 2011.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística geral. São Paulo: Cultrix/Edusp,2006.
RIO-TORTO, Graça, Et Al. Gramática Derivacional do Português, 2ª Edição. Coimbra. 2013.
ROCHA, Luiz Carlos de Assis. Estruturas morfológicas do português. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 1998.
Publicado
2023-06-22
Como Citar
Lima Ferreira, S., & Cruz, T. J. da. (2023). O USO DO PRINCÍPIO ANALÓGICO EM CRIAÇÕES LEXICAIS REALIZADAS POR CRIANÇAS: UM ESTUDO DE CASO . Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 27(53), 65-75. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/18589