Resenha da obra "La tension politique. Pour une sémiotique da la conflictualité", de Juan Alonso Aldama

  • Oriana Fulaneti Universidade Federal da Paraíba
Palavras-chave: Semiótica; Política; Discurso Político; Conflito

Resumo

O texto consiste na resenha da obra "La tension politique. Pour une sémiotique da la conflictualité", de Juan Alonso Aldama, publicada em Paris, em novembro de 2023.

O estudo do político do ponto de vista semiótico toma como elemento central a noção de estratégia, em torno da qual se organizam as quatro partes da obra: a própria definição de estratégia e seus desafios; as relações entre processo e evento no desenvolvimento discursivo do político; questões modais relativas à certeza e à incerteza; dimensão passional como componente essencial da existência do político. As diferentes problemáticas do político são abordadas dando especial atenção aos “motivos” como « espera », « intimidação », «ultimatum », «rendição », « espiões, clandestinos », « resistência », « vingança », etc. Inspirados na etnossemiótica, esses motivos são elementos transversais, presentes em diferentes culturas e contextos, mas que compõem a significação do político. O autor se propõe a construir uma teorização geral do político entre as grandes configurações estruturantes (as quatro partes) e os motivos de sua dramaturgia. Um esforço que resulta na possibilidade de propor um modelo de análise da significação do político em sua globalidade.

Referências

ALONSO ALDAMA, Juan. La tension politique. Pour une sémiotique de la conflictualité. Paris, H’Harmattan, collection “Sémioses”, 2023, 308p.
Publicado
2024-06-26
Como Citar
Fulaneti, O. (2024). Resenha da obra "La tension politique. Pour une sémiotique da la conflictualité", de Juan Alonso Aldama. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 28(55), 162-170. https://doi.org/10.55028/papeis.v28i55.21124