"Dôia na janela", de Roberto Drummond: análise semiótica de uma cena de crucificação

  • Paulo Guilhermino dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0003-2677-4314
  • Ana Emília de Lima Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palavras-chave: Semiótica, Peirce, Literatura brasileira, Conto, Roberto Drummond

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise semiótica do conto “Dôia na janela”, escrito por Roberto Drummond. Inicialmente, percebemos que esse conto é caracterizado por uma ambiguidade estrutural que conduz a, pelo menos, duas leituras principais a partir do momento em que a protagonista Dôia vê uma cena de crucificação: i) a personagem Dôia teve uma alucinação; ii) a personagem Dôia testemunhou um fato. Dessa forma, partimos das evidências linguísticas presentes no texto para entender como elas colaboram na construção de sentidos que vão além do texto em si. Para isso, utilizamos especialmente as considerações teóricas de Peirce (1974) sobre como é possível compreender os mais diversos fenômenos por meio de categorias universais. Utilizamos, ainda, as considerações de Eco e Sebeok (1991) sobre o conceito de abdução e Oliveira (2008) e Eco (2005) para uma melhor compreensão acerca da obra de Roberto Drummond. Ao final, constatamos que ambas as leituras são válidas e se enriquecem mutuamente, reforçando a ideia de abertura e plurivocidade da obra literária.

Biografia do Autor

Paulo Guilhermino dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor na área da Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ana Emília de Lima Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra na área de Literatura Comparada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

BLIKSTEIN, Izidoro. Semiótica: uma ciência de... detetives. São Paulo, Revista da USP, n. 16, p.161-166, 1993.
CANDIDO, Antonio. Crítica e sociologia. In: Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006. p. 13-25.
DRUMMOND, Roberto. A morte de D. J. em Paris. São Paulo: Ática, 1975.
ECO, Umberto. A poética da obra aberta. In: Obra aberta: forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 37-66.
ECO, Umberto; SEBEOK, Thomas Albert. O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 1991.
OLIVEIRA, Silvia de Cassia Rodrigues Damacena de. A Literatura pop de Roberto Drummond: arte pop, referencialidade e ficção. 2008. 2 v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, 2008.
PEIRCE, Charles Sanders. Escritos Coligidos. São Paulo: Abril Cultural, 1974. (Os Pensadores, v. 36).
SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Publicado
2024-06-26
Como Citar
Guilhermino dos Santos, P., & de Lima Ferreira, A. E. (2024). "Dôia na janela", de Roberto Drummond: análise semiótica de uma cena de crucificação. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 28(55), 022-038. https://doi.org/10.55028/papeis.v28i55.21135