O ESTÚDIO DO DEBATE PRESIDENCIAL AO VIVO: UM ELEMENTO DE PRODUÇÃO DE SENTIDO
Resumo
No presente artigo temos como texto para análise os estúdios das emissoras de televisão. Então, um plano de expressão montado, para produzir um sentido, no debate presidencial ao vivo. Para desenvolver esse estudo, utilizamos as categorias canônicas do semissimbolismo, de Jean-Marie Floch. Nessa proposta, analisamos os debates transmitidos pela Bandeirantes e pela Rede Globo, de 1989 a 2014. Consideramos que o estúdio é figurativizado como processo de manipulação do eleitor, pois o debate é uma estratégia argumentativa, sendo assim, a figurativização do estúdio e a disposição dos actantes na cena enunciada produzem um sentido que coaduna com a expectativa das emissoras. Nas análises, concluímos, ao homologarmos o plano do conteúdo em relação ao plano da expressão plástica do espaço dos debates, que os elementos que compõem as categorias eidéticas, topológicas e cromáticas são inseridos na cena enunciada, materializando o discurso que as emissoras pretendem transmitir, sejam eles eufóricos ou disfóricos em relação aos sujeitos.
Referências
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