O corpo feminino em (dis)curso:

a boa forma e o corpo-mercadoria no jornal JÀ

  • Danilo Meireles UFRN
  • Josenildo Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Mídia, Corpo feminino, Análise de Discurso Foucaultiana, Produção de sentido, Jornal JÁ

Resumo

As reflexões em torno do feminino frequentemente foram e ainda são produzidas pelo olhar masculino. O jornal JÁ da Paraíba não se distancia dessa afirmação, como mídia impressa essa reproduz discursos de ordens variadas sobre o corpo feminino[1]. Nesse sentido, objetivou-se analisar os modos de reprodução discursiva que esta mídia paraibana adotava para se referir ao corpo feminino. Para evidenciar essa discursivização, nos apropriamos de uma abordagem qualitativa (Bauer; Gaskell, 2017) e o método de abordagem conceitual e teorético pela Análise de Discurso foucaultiana (Foucault, 1988; 1996; 1998; 2008; 2014), operando a noção de enunciado como articulador das categorias corpo, mercadoria e espetáculo. Como resultados configuraram-se as categorias de análise: boa forma e corpo-mercadoria. Concluiu-se que o jornal JÁ reproduz discursos sobre o corpo feminino que foram constituídos anteriormente à sua veiculação, pois estabelece seus dizeres a partir do reservatório discursivo que condiciona o corpo da mulher na posição de desejada, mas não de desejante, além disso, localiza o corpo feminino na posição de mercadoria com medidas, peso e valor estabelecidos pelas regras do verdadeiro da época.

 

[1] Este artigo é uma adaptação ampliada, atualizada e corrigida dos resultados encontrados na produção de uma Dissertação no mestrado em Estudos da Mídia (UFRN).

Biografia do Autor

Josenildo Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Doutor do Departamento de Comunicação e Diretor do CCHLA – UFRN. Presidente do CORPOLÍTICA: Grupo de Estudos Interdisciplinares, Práticas Discursivas e Políticas dos Corpos, da UFRN, base do CNPq.

Referências

ANGRIMANI SOBRINHO, Danilo. Espreme que sai sangue. Um estudo do sensacionalismo na imprensa. São Paulo: Summus, 1995.

BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Tradução Artur Morão.Lisboa, Protugal: Edições 70 Lda, 1995.

BAUER, Martins W. GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Tradução: Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BORDO, Susan. Gênero, corpo, conhecimento. Tradução de Brítta Lemos de Freitas. Rio de Janeiro: Record: Rosa dos Tempos, 1997.

COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucautl. Tradução de Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2013.

DEBORD. Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução Railton Sousa Guedes. Brasil: eBooksBrasil, 2013.

FOUCAULT, Michel. A História da Sexualidade: Vol. 1 - A Vontade de Saber. Editora Graal, 1976.

__________________. Isto não é um cachimbo. 5ª ed. Tradução Jorge Coli. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

__________________. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 5ª. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

__________________. Microfísica do poder. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1998.

__________________. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. 20ª edição, Petrópolis: Vozes, 1999.

__________________. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 7ª edição, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

__________________. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24ª.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: atlas, 2006.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Tradução Maria Lúcia Lopes da Silva. 1ª edição. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Tradução de Sonia Fuhrmann. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2019.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação. cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 1997.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, 16(3), 6-18, 1975. Disponível em: https://academic.oup.com/screen/article-abstract/16/3/6/1603296. Acesso em: 20/12/2024.

PERROT, Michele. Os silêncios do corpo da mulher. In. MATOS, Maria Izilda S. de;
SOIHET, Rachel (orgs.). O corpo feminino em debate. São Paulo: Ed. Da UNESP, 2003.

PERROT, Michele. Minha história das mulheres. Tradução: Ângela M. S. Corrêa. 1ª edição, São Paulo: Contexto, 2008.

SIBILIA, Maria Paula. O pavor da carne: riscos da pureza e do sacrifício no corpo-imagem contemporâneo. Tese de doutorado não publicada. Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2006.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das letras, 2004.
Publicado
2025-05-12
Como Citar
Meireles, D., & Bezerra, J. (2025). O corpo feminino em (dis)curso:. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 29(57), 28-50. https://doi.org/10.55028/papéis.v29i57.22625
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica