O sujeito-mãe contra a violência de Estado

  • Souza Renata Adriana Universidade Estadual do Centro-Oeste
Palavras-chave: Palavras-chave: Mães de Maio; Testemunho de resistência; Violência de Estado.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a violência como política de Estado no Brasil e produzir um gesto de interpretação do testemunho de uma vítima dessa violência, Débora Silva, uma mãe que perdeu o filho para a violência em uma ação que contou com respaldo do próprio Estado. Débora Silva é uma das fundadoras e militantes do Movimento Independente Mães de Maio e, para esse trabalho, foi feito um recorte do documentário Mataram Nossos Filhos (2016), de Susanna Lira. Inscrito no quadro teórico-metodológico da Análise de Discurso pecheutiana, a análise mobilizou alguns conceitos, como sujeito, testemunho de resistência, real, memória, dentre outros.  O testemunho de Débora Silva questiona e denuncia sentidos dominantes e versões oficiais, configura uma forma de resistência.

Palavras-chave: Mães de Maio; Testemunho de resistência; Violência de Estado.

Referências

ASSUMPÇÃO, Raiane Patrícia Severino et al. Vozes da dor, da luta e da resistência das mulheres/mães de vítimas da violência de estado no Brasil. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

FERNANDES, Francilene Gomes. Tecendo Resistências: trincheiras contra a violência policial. São Paulo: Cortez, 2024.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. Resistir, resistir, resistir... Primado prático discursivo! In: SOARES, A. S. F. (org.) [et. al.]. Discurso, Resistência e... Cascavel, PR: EDUNIOESTE, 2015.

LEITE, Nina Virgínia de Araújo. Só há Causa daquilo que Falha. Estudos da Língua(gem), [S. l.], v. 1, n. 1, p. 77-82, 2005. DOI: 10.22481/el.v1i1.980. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/estudosdalinguagem/article/view/980. Acesso em: 7 dez. 2025.

MARIANI, Bethania. Testemunho de Resistência e Revolta: um estudo em análise do discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2021.

MARIANI, Bethania. “Mas nessa luta se aprende. Se aprende muitíssimo”. Testemunho de resistência. Memória. In: ADORNO, Guilherme [et al]. O discurso nas fronteiras do social: uma homenagem à Suzy Lagazzi – volume 2. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

PÊCHEUX, Michel. (1978). Só há causa daquilo que falha ou o inverno político francês: início de uma retificação. In: _____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Traduzido por Eni Pulcinelli Orlandi, Lorenço Chacon J. filho, Manoel Luiz Gonçalves Corrêa e Silvana M. Serrani, 4ª ed., Campinas: Editora da Unicamp, 2009, Anexo III, p. 269-281.

PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2006

RAMOS, Beatriz Drague. Crimes de Maio de 2006: o massacre que o Brasil ignora. Ponte Jornalismo, 2021. Disponível em: https://ponte.org/crimes-de-maio-de-2006-o-massacre-que-o-brasil-ignora/. Acesso em 1 set. de 2023.
Publicado
2025-05-12
Como Citar
Renata Adriana, S. (2025). O sujeito-mãe contra a violência de Estado. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 29(57), 192-206. https://doi.org/10.55028/papéis.v29i57.23093
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica