Um olhar discursivo sobre a representação da língua (indígena e portuguesa) dos professores terena: identidade e poder

  • Alessandra Manoel Porto Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Vania Maria Lescano Guerra Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Língua, Professor indígena, Discurso, Poder.

Resumo

Este trabalho propõe analisar as representações de língua e linguagem no discurso de professores Terena, da Região Aquidauana - MS, enquanto mecanismos de controle e de defesa de uma etnia minoritária frente à sociedade hegemônica. O procedimento metodológico recorre ao método genealógico foucaultiano (1987, 1990, 1992, 1997), às noções de identidade e subjetividade abordadas por Bauman (2005) e Autor (2010), às questões de língua discutidas por Cavalcanti e César (2007), Coracini (2003, 2007) e Derrida (1996), numa visão transdisciplinar. Alguns resultados observados assinalam que os professores indígenas têm alteradas as suas formações discursivas e suas ideologias, bem como as suas identidades docentes a partir de suas relações com a sociedade dominante como efeito de espelhamento.

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Como Citar
Porto, A. M., & Guerra, V. M. L. (1). Um olhar discursivo sobre a representação da língua (indígena e portuguesa) dos professores terena: identidade e poder. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 17(33), 6-30. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/2958
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica