De Punta Porã a Ponta Porã: a toponímia em contato com a mudança linguística motivada pela história social
Resumo
Este estudo aborda um processo de mudança linguística motivado pelo movimento histórico-social instaurado em duas nações, Brasil e Paraguai. Trata-se da observação do topônimo “Ponta Porã”, nome de um município localizado ao sul do estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, que, antes da Guerra do Paraguai (1864-1870), denominava-se “Punta Porã” e estava localizado em território paraguaio. Percebe-se neste estudo que, mesmo que a língua tenha a sua organização, regras internas e um sistema dinâmico em busca de permanente equilíbrio, “circunstâncias históricas, mudanças sociais e políticas podem também condicionar a mudança linguística” (CARDERA, 2006, p. 14). Assim, apoiando-nos em leituras específicas acerca do percurso histórico dessa localidade (Ponta Porã), pudemos perceber que fatores sócio-históricos, mais particularmente a Guerra do Paraguai, foram determinantes para a mudança linguística ocorrida no topônimo em estudo, confirmando que as mudanças que se operam na língua partem das mudanças que ocorrem na história do homem.Referências
BENÍTEZ, Sacha Aníbal Cardona. A la sombra de los perobales. Historia del poblado de Punta Porã. Génesis de dos ciudades. 1870 – 1902. Paraguai: Imprenta Salesiana, 2008.
BIDERMAN, Maria Teresa Camargo. Dimensões da palavra. In: Filologia e Linguística Portuguesa, nº 2, 1998, p. 81-18.
CARDERA, Esperança. O essencial sobre a história do português. Lisboa: Editorial Caminho S/A, 2006.
DICK, Maria Vicentina de Paula do Amaral. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Edições Arquivo do Estado, 1990.
NASCIMENTO, Jarbas Vargas. A historiografia lingüística e a consolidação de seu estatuto científico. In: Revista Acta. Vol. 1. Assis: 2011.
RIBEIRO, Patrícia Rafaela Otoni; LACERDA, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha. Variação, mudança e não mudança linguística: ressignificando o conservadorismo lingüístico no português do Brasil. In: Revista Linguística, do Programa de Pós Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vol. 9, número 2, dezembro de 2013, p. 91-105.
SILVA NETO, Serafim da. Capítulos da História da Língua Portuguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Presença, 1986.
SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. Teorias da mudança linguística e a sua relação com a(s) história(s) da(s) língua(s). In: Revista de Estudos Lingüísticos da Universidade do Porto. Vol. 3, 2008, p. 39-53.
A Guerra do Paraguai - Texto disponível em http://www.sohistoria.com.br/ef2/guerraparaguai Acesso em 10/03/2015
Mapa das fronteiras do Paraguai - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponta_Por%C3%A3#/media/File:Historia_de_la_frontera_Paraguaya.JPG Acesso em 16/03/2015
Mapa das fronteiras do Brasil após a Guerra do Paraguai - https://www.google.com.br/search?q=mapa+das+fronteiras+do+brasil+apos+a+guerra+do+paraguai Acesso em 15/04/2015
Mapa do Brasil com as divisões em capitanias - Atribuído a Luís Teixeira, c. 1586 - Lisboa, Biblioteca da Ajuda.https://www.google.com.br/search?q=mapa+do+brasil+dividido+em+capitanias+hereditarias Acesso em 15/04/2015
http://www.bussolaescolar.com.br/historia_do_brasil/guerra_do_paraguai.htm Acesso em 30/06/16
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.