Do pós-dramático como forma uma leitura de Susuné de Carolina Virgüez

  • Lívia Santos Souza Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: eatro pós-dramático, fragmentação, memória.

Resumo

O presente trabalho tem como corpus o espetáculo teatral Susuné, encenado e escrito pela atriz colombiana Carolina Virgüez a partir do volume de contos da também colombiana Amalialú Posso Figueroa (2001) Vean vémis nanas negras. Na obra, que mistura ao livro adaptado fatos da vida da atriz e da escritora, são abordados temas como identidade, raça, gênero e memória, a partir de uma estrutura profundamente fragmentada e identificada como o que Lehmann (2011) descreve como pós dramático.  Dessa forma, interessa a esse artigo refletir como o pós-dramático configura uma ferramenta formal poderosa para a elaboração do espetáculo

Referências

BAUMAN, Zygmunt. A modernidade líquida. Rio de janeiro: Zahar, 2005.

BECKER, Howard. 2009. Falando da sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar editor.

FIGUEROA, Amalialú Posso. Vean vé, mis nanas negras. Bogotá: Brevedad, 2001.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. Cosacnaif: São Paulo, 2011.

SUSUNÉ, contos de mulheres negras (texto completo) Contos de Amalialú Posso Figueroa e dramaturgia de Emanuel Aragão

Como Citar
Souza, L. S. (1). Do pós-dramático como forma uma leitura de Susuné de Carolina Virgüez. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 18(36), 61-71. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3011
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes