Estrutura e transgressão no conto rawetiano
Resumo
Partindo da ideia de estrutura desenvolvida por Lotman, em Estrutura da Obra Artística, o artigo apresenta o conto "As palavras", de Samuel Rawet (1929-1984), escritor judeu-polonês, naturalizado brasileiro desde os sete anos de idade. Trata-se de peça disposta na última coletânea publicada em vida pelo autor, Que os mortos enterrem os seus mortos, 1981. Diante dessa proposição teórico-metodológica, investigamos o conto tendo como ponto de partida os elementos sintagmáticos e paradigmáticos que tal composição literária apresenta. Por fim, concluimos que surge das configurações estruturais, ao que incluírimos a temática voltada para a sexualidade humana, o caráter transgressivo da narrativa rawetiana.
Referências
GONÇALVES, Luciano de Jesus. Que os Mortos Enterrem os seus Mortos: A narrativa ficcional de Samuel Rawet. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
LOTMAN, Yuri M. Estructura del Texto Artístico. Traduzido por Victoriano Imbert. Madrid. Ediciones Istmo, 1982. [Tradução do russo Struktura judozhestvennogo teksta, publicado pela editora Iskusstvo, em Moscou , no ano de 1970]. Disponível em: <http://pt.scribd.com/archive/plans?doc=6802
&metadata=%7B%22context%22%3A%22archive_view_restricted%22%2C%22page%22%3A%22read%22%2C%22action%22%3A%22toolbar_download%22%2C%22platform%22%3A%22web%22%2C%22logged_in%22%3Atrue%7D> Acesso em 25 de set. de 2014.
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RAWET, Samuel. “As palavras”. In: RAWET, Samuel. Que os mortos enterrem os seus mortos. São Paulo: Vertente Editora, 1981, p. 47-48.
ZILBERMAN, Regina. Fundamentos do Texto Literário I. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.
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