O encontro entre imagem e tecnologia como uma estratégia de sedução em filmes publicitários

  • Raquel Andrés Caram Guimarães Universidade Anhanguera-UNIDERP
  • Eluiza Bortolotto Ghizzi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Desejo de consumo, Personalidade de marcas, Estética da imagem.

Resumo

A profusão de imagens em todos os setores da sociedade contemporânea ganha destaque em veículos de comunicação, nos quais elas concorrem entre si a fim de obter a atenção do público. Alguns recursos de linguagem usados em anúncios publicitários seduzem o consumidor por meio de narrativas que se transformam em espetáculo, reforçando os vínculos entre o filme publicitário e a marca do produto anunciado. Este artigo trabalha com a hipótese que a tecnologia digital usada na produção de imagens em filmes publicitários colabora para que essas imagens atinjam esteticamente a percepção do público consumidor, gerando um interpretante também estético, da ordem do sublime, que ativa o desejo de consumo do produto, ao mesmo tempo em que o leva a entender que essa ação o faz participar de um mundo perfeito. Nesse processo, as próprias imagens, mediadas pelas tecnologias digitais disponíveis hoje, são transformadas em objeto de desejo e consumo. Isso pode ser interpretado, também, como um processo de consumo de signos cuja semiose vai da imagem da publicidade ao produto e deste à imagem da marca. Para desenvolver essas ideias, tomou-se como corpus de análise o filme publicitário Aquário, da empresa italiana Ariston .

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Como Citar
Guimarães, R. A. C., & Ghizzi, E. B. (1). O encontro entre imagem e tecnologia como uma estratégia de sedução em filmes publicitários. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 17(33), 31-47. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3036
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica