O estilo em textos do facebook e em textos de blogs
Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar o estilo em textos postados nas novas mídias digitais, mediante a fundamentação teórica da semiótica Dentre essas mídias optamos por recortar páginas do facebook e alguns blogs, todos voltados, especificamente, para a temática referente a debates envolvendo a língua portuguesa. Esperamos por meio desse artigo, mediante a análise dos textos recortados definir o estilo dos textos presentes em ambientes hipermidiáticos, ou seja, o éthos, entendido como tom, voz, caráter e corporalidade característico das novas mídias digitais, notadamente no que tange às redes sociais.Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BARROS, D. L. P. Teoria Semiótica do Texto. São Paulo: Ática, 2005.
COSTA, S. R. Dicionário de Gêneros Textuais. Belo Horozonte: Autêntica Editora, 2008.
DISCINI, N. O estilo nos textos. São Paulo: Contexto, 2004.
KOCH, I. G. V.Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
KOCH, I. G. V.& L.C. TRAVAGLIA. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990.
SARDINHA,T.B.; A Língua Portuguesa no Computador. São Paulo: Mercado das Letras,2005.
LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=524702390877070&set=a.271773609503284.88234.271668552847123&type=1&theater Acesso em: 10 out 2012.
LÍNGUA À PORTUGUESA. Disponível em: http://linguamodadoisec.blogspot.pt/search?updated-min=2012-01-1T00:00:00Z&updated-max=2013-01-01T00:00:00Z&max-results=26 Acesso em: 22 out 2012.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.