Um estudo comparativo da figurativização do professor da educação básica em relatórios de estágio supervisionado na licenciatura em Letras nos Estados do Pará e Tocantins

  • Aliny Sousa Mendes Universidade Federal do Tocantins
  • Bruno Gomes Pereira Universidade Federal do Tocantins
  • Luiza Helena Oliveira da Silva Universidade Federal do Tocantins
Palavras-chave: Relatório de Estágio Supervisionado, Professor em formação inicial, Semiótica Discursiva, Figurativização.

Resumo

Neste artigo, tentamos apresentar uma análise comparativa sobre a construção figurativa da imagem do professor da educação básica em relatórios de estágio supervisionado produzidos no contexto de situação acadêmica de duas licenciaturas em letras, sendo uma localizada ao sudeste do Pará e outra ao norte do Tocantins. Para tanto, analisamos 20 (vinte) relatórios, sendo 10 (dez) de cada licenciatura. Estas produções foram elaboradas por professores em formação inicial ao final da disciplina de Estágio Supervisionado II. Ambas as licenciaturas são ofertadas por universidades públicas. Para fundamentação teórica da análise do corpus gerado, mobilizamos pressupostos da Semiótica Discursiva, em especial no que tange às concepções de figurativização.  Embora as turmas focalizadas pertençam a turnos diferenciados, são compostas por alunos trabalhadores, os quais, como mostrou a análise, apresentam uma figurativização do professor da educação básica que caminham para uma convergência.

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Como Citar
Mendes, A. S., Pereira, B. G., & Silva, L. H. O. da. (1). Um estudo comparativo da figurativização do professor da educação básica em relatórios de estágio supervisionado na licenciatura em Letras nos Estados do Pará e Tocantins. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 17(33), 114-133. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3041
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica