Um novo mundo concebido pela linguagem: um olhar semiótico em “O Pequeno Príncipe”

  • Bruna Gracieli de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Luceli Faria Batistote Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Semiótica, Linguagem, Efeitos de sentido.

Resumo

Neste artigo, buscamos analisar alguns trechos da obra O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, retirados da 44ª edição publicada em 1996 pela editora Agir, do Rio de Janeiro, narrativa na qual se examinam os componentes sintáticos e semânticos empregados na construção de um novo mundo. Esse espaço é concebido e desvendado pela linguagem e, permite verificar como os efeitos de sentido fabricados pelos mecanismos escolhidos, tais como a produção de sentido, a veridicção, os processos de manipulação e os valores inscritos nos objetos, retratam a justaposição de um mundo real projetado em um mundo imaginário. As análises desenvolvidas a partir do arcabouço teórico-metodológico da semiótica proposta por Algirdas Julien Greimas (1966), justifica-se, dentre outros motivos, por destacar o caráter de teoria do texto e considerar o trabalho de construção do sentido como um percurso gerativo, simulacro metodológico do ato real de produção significante, que vai do mais simples e abstrato ao mais complexo e concreto.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria Semiótica do Texto. 4.ed. São Paulo: Ática, 1999.

BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria do Discurso: fundamentos semióticos. 3.ed. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP, 2002.

BATISTOTE, Maria Luceli Faria. Semiótica francesa: busca de sentido em narrativas míticas. Campo grande, MS: Ed. UFMS, 2012.

EXUPÉRY, Antoine Saint. O Pequeno Príncipe; com aquarelas do autor; tradução de Dom Marcos Barbosa. 44.ed. Rio de Janeiro: Agir, 1996.

FIORIN, José Luiz. Elementos de Análise do Discurso. 12. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

GREIMAS, Algirdas J.; COURTÈS, Joseph. Dicionário de semiótica. São Paulo, Cultrix,1979.

Como Citar
Souza, B. G. de, & Batistote, M. L. F. (1). Um novo mundo concebido pela linguagem: um olhar semiótico em “O Pequeno Príncipe”. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 19(37), 87-101. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3053
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica