Arte de fronteira: significações de artistas populares latino-americanos

  • Paulo César Antonini de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Arte popular, Processos criativos, Estética.

Resumo

Este trabalho compartilha as bases teóricas do projeto de pesquisa com o mesmo nome, apresentado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que visa a alcançar, desde Ponta Porã e Pedro Juan Caballero na relação Brasil/Paraguai, Corumbá e Puerto Quijarro na interface Brasil/Bolívia, em diálogo com as capitais desses três países, traços de uma expressão estética simbólica do meio de ser, viver e compreender o mundo, na qual artistas populares que criam, comercializam ou expõem em espaços públicos de suas cidades, realizem-se enquanto seres da experiência nos seus processos educativos/criativos. Nesta pesquisa, pretende-se desvelar características pedagógicas nas práticas sociais desses artistas, com o intuito de somar elementos para a constituição de uma pedagógica desde a América Latina para a América Latina. Na perspectiva de uma pesquisa de cunho qualitativo, o projeto se apresentará metodologicamente mediado pela fenomenologia (MERLEAU-PONTY) na modalidade fenômeno situado (JOEL MARTINS), em entrevista com artistas populares. Atualmente em fase de levantamento teórico, as primeiras inserções em campo encontram-se projetadas até o mês de dezembro deste ano.

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Como Citar
Souza, P. C. A. de. (1). Arte de fronteira: significações de artistas populares latino-americanos. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 19(37), 102-117. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3054
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica