Breve história da leitura escolar no Brasil: a formação de leitores

  • Geisa Mara Batista Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Senac Minas
  • Mônica Luiza Lages de Oliveira Instituto Coração de Jesus

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a prática da leitura incentivada no ambiente escolar atual através de uma revisão bibliográfica e documental, levando-se em consideração as atuais políticas públicas voltadas à educação e à leitura. Compreender as transformações da educação no Brasil ao longo do tempo é fundamental para analisar as dificuldades em se estimular a competência leitora nos estudantes, pois de acordo com os dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) quase metade dos alunos não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem. É consenso que o livro é importante instrumento de reflexão em projetos educacionais, preparando os alunos para atuarem de forma consciente e cidadã junto à sociedade. Torna-se imprescindível avaliar se o Brasil, através das políticas públicas, reconhece a leitura como estratégia para o presente e futuro da nação e, se a forma que orienta seus professores para atuarem pedagogicamente em sala de aula torna estimulante a prática da leitura para esse jovem do século XXI. A despeito das iniciativas públicas e o diálogo aberto com a sociedade em diferentes segmentos relacionados ao universo dos livros, busca-se compreender se os objetivos dos projetos de incentivo à leitura do governo brasileiro estão cumprindo de forma satisfatória seus objetivos.

Biografia do Autor

Geisa Mara Batista, Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade Senac Minas
Doutoranda do departamento de Estudos Linguísticos da UFMG, Mertre em Filosofia pena UFMG, Bacharela e Licenciada em Filosofia e Licenciada em Latras - Português , ambas graduações pela UFMG. Professora da Faculdade Senac Minas, do Colegio Instituto Coração de Jesus e da Rede Estadual de Minas Gerais. Coautora dos programas pedagógicos "Clube da Leitura" e "BASE - Bullying, Aqui Se Enfrenta".
Mônica Luiza Lages de Oliveira, Instituto Coração de Jesus

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Fumec – Brasil. Professora do Instituto Coração de Jesus – Brasil

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Publicado
2020-01-04
Como Citar
Batista, G. M., & Lages de Oliveira, M. L. (2020). Breve história da leitura escolar no Brasil: a formação de leitores. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(44), 64-85. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3148
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes