Literatura e cinema em confronto: um estudo interartes ou intermidiático?
Resumo
A partir do método comparativo, este artigo analisa o romance Tenda dos Milagres, de Jorge Amado, e sua adaptação fílmica homônima dirigida por Nelson Pereira dos Santos, discutindo questões acerca da relação existente entre literatura e cinema, tratando evidenciar que, contrariamente ao suposto, a adaptação fílmica de um romance, mesmo tendo o texto literário como fonte, é um texto novo e autônomo, que deve ser compreendido como tal. Para embasar as análises presentes neste estudo, a fundamentação teórica consiste, principalmente, em discussões sobre literatura e cinema, trabalhadas por Brito (2006), Epstein (1983), Johnson (1982), Richardson (1973) e Xavier (2003); adaptação, como produto e como processo, baseadas nos pressupostos de Hutcheon (2011); e nos conceitos de literatura comparada, intermidialidade e interarte apresentados por Carvalhal (1986) e Clüver (2006).
Referências
REFERÊNCIAS
AMADO, Jorge. Tenda dos milagres. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
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REFERÊNCIA FILMOGRÁFICA
TENDA DOS MILAGRES. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Rio de Janeiro: Regina filmes, 1977. 01 DVD (132 min).
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