Ciberteologia: o humor nas produções ciberteológicas do Pastor Gaúcho e de Um Sábado Qualquer

  • Stephanie Spengler Universidade Federal de Santa Catarina
  • Camila Ambrosini Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O presente artigo traz como objetos de estudo as pregações do Pastor Gaúcho e as tirinhas do Um Sábado Qualquer com o intuito de comprovar que a teologia já não pode mais ser separada da internet. Para tanto, amparou-se na teoria de uma Ciberteologia, proposta por Antonio Spadaro (2012), e em diversos teóricos do riso, como Vladimir Propp, autor de Comicidade e Riso (1992). A teologia virtual, assim como a rede, não é paralela ao cotidiano humano, mas integrante a ele, visto que o homem atual utiliza constantemente a web e se comunica por meio dela. Assim sendo, a Ciberteologia pode ser desenvolvida por meio de mecanismos do humor, a serem empregados de acordo com a sua finalidade, como pode ser observado a partir da breve análise das obras estudadas neste trabalho.

Referências

BASSO, Renato; ILARI, Rodolfo. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

Bíblia de Jerusalém . 1ª ed. 10ª reimpressão. Tradução Benjamim Carreira de Oliveira (Judite, Eclesiástico); Euclides Martins Balacin (Eclesiastes); Luiz Inácio Stadelman (Jó) et al. Direção Editorial Paulo Bazaglia. São Paulo: Paulus, 2015.

FERRAZ, Salma et al. Teologia do Riso. João Pessoa: EDUEPA, 2017.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Míni Dicionário Aurélio. 8ª ed. Curitiba: Positivo, 2010.

LUZ, Anderson Alves da. Pastor Gaúcho. Disponível em: <https://www.facebook.com/PastorGaucho/?fref=ts>. Fonte acessada em: 07 de março de 2017.

MAGALHÃES, Antonio. A Bíblia como obra literária: Hermenêutica literária dos textos bíblicos em diálogo com a teologia. In: XI CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIC, 11., 2008, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 2008. p. 01 - 07. Disponível em: <http://www.abralic.org.br/eventos/cong2008/AnaisOnline/simposios/pdf/054/ANTONIO_MAGALHAES.pdf>. Fonte acessada em: 07 de março de 2017.

MINOIS, Georges. História do Riso e do Escárnio. Trad. Maria Elena O. Ortiz. Assunção. São Paulo: Unesp, 2003.

PROPP, Vladímir. Comicidade e riso. Trad. Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas e Andrade. São Paulo: Ática, 1992.

RUAS, Carlos. Um Sábado Qualquer. Disponível em: <http://www.umsabadoqualquer.com/>. Fonte acessada em: 07 de março de 2017.

SPADARO, Antonio. Ciberteologia. Trad: Cacilda Rainho Ferrante.São Paulo: Paulinas, 2012.

Publicado
2020-01-04
Como Citar
Spengler, S., & Ambrosini, C. (2020). Ciberteologia: o humor nas produções ciberteológicas do Pastor Gaúcho e de Um Sábado Qualquer. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(44), 151-166. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3298
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes