Categorias enunciativas: um enunciado sincrético na tira da Mafalda

  • Daniela Raffo Scherer Universidade estadual de londrina
Palavras-chave: Tiras, Semiótica discursiva.

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Aspectos da construção dos sentidos nas tiras da Mafalda: categorias enunciativas no texto verbo-visual”, defendida em 2012, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). O trabalho coloca em foco aspectos teóricos da semiótica discursiva que permitem analisar elementos visuais e verbais de uma das tiras da Mafalda, personagem do cartunista argentino Quino. O estudo pretende descrever a produção de sentidos por meio do percurso gerativo de sentido, mobilizando-se as categorias do plano de expressão e de conteúdo, haja vista ser o objeto da análise um texto sincrético.

Biografia do Autor

Daniela Raffo Scherer, Universidade estadual de londrina
Professora de língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, licenciada em letras  (lic. Plena ) pela unisinos. Especialista e mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS, aluna regular de doutorado em a estudos da linguagem, pela Universidade Estadual De Londrina  PR. Atua há 23 anos na docência de educação básica, com experiência também em curso de graduação e pós graduação.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2008, 4ª edição.

DISCINI, Norma. História em quadrinhos: um enunciado sincrético. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de e TEIXEIRA, Lúcia (orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras, 2009.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 2008, 2ª edição.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2009, 14ª edição.

FIORIN, José Luiz. Linguagens sincréticas. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de e TEIXEIRA, Lúcia (orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras, 2009b.

GREIMAS; COURTÈS. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2008.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; e BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. 4ª edição. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

PIETROFORTE, Antônio Vicente. Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2010.

QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2009.

SETA, Amaruk. Watchmen: caem as máscaras. Revista Conhecimento Prático Literatura, número 25. Ed. Escala Educacional, 2009, p. 33 a 39.

TEIXEIRA, Lucia. Textos verbovisuais. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de e TEIXEIRA, Lúcia (orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras, 2009.

Publicado
2018-03-16
Como Citar
Scherer, D. R. (2018). Categorias enunciativas: um enunciado sincrético na tira da Mafalda. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 20(39), 170-192. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3818
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica