UM ESTUDO EM VERMELHO, DO LIVRO AO SERIADO: UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA INVESTIGATIVA DE SHERLOCK HOLMES A PARTIR DA TEORIA PEIRCIANA

  • Rayza Santos do Nascimento
  • Victor Leandro da Silva

Resumo

O presente estudo intenta averiguar como a teoria peirciana, principalmente a tricotomia dos argumentos – abdução, dedução e indução – parece ser aplicada por Sherlock Holmes na resolução dos seus casos. Apontaremos a importância do método abdutivo na sua investigação e também, os diferentes recursos utilizados por ele que funcionam como uma forma de afirmar a relevância desta tríade do raciocínio lógico. Compondo o corpus do trabalho temos o livro “Um estudo em Vermelho”, de Conan Doyle e o capítulo “Um estudo em rosa”, da série “Sherlock” apresentada pela BBC Londres, que nos permite verificar as adaptações feitas, assim como confirmar a presença de um elemento que se perpetua, auxiliando na formulação de hipóteses: a criatividade.

Referências

BONFANTINI, M; PRONI, G. Suposição: Sim ou não? Eis a questão. In: ECO, U.; SEBEOK, T (Orgs.), O Signo de três. São Paulo, Ed. Perspectiva. 2014.

DOYLE, Arthur Conan. Um estudo em vermelho. Trad. Maria Luiza de X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ECO, Umberto. Chifres, cascos, canelas: algumas hipóteses acerca de três tipos de abdução. In: Eco, U.; Sebeok, T. (Orgs.), O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 2004.

HINTIKKA, Jaakko; HINTIKKA, Merril B. Sherlock Holmes em confronto com a lógica moderna: para uma teoria da obtenção de informação através do questionamento. In: Eco, U.; Sebeok, T. (Orgs), O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 2004.

PEIRCE. Charles. S. Semiótica. Trad. José Teixeira Coelho Neto. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

SANTELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2012.

___________. O Método Anticartesiano de C. S. Peirce. São Paulo: Editora Unesp/Fapesp, 2004.

SEBEOK, Thomas A. SEBEOK, Jean. Você conhece meu método: Uma justaposição de Charles S. Peirce e Sherlock Holmes. In: ECO, U.; SEBEOK, T. (Orgs.) O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 2004.

TRUZZI, Marcello. Sherlock Holmes: psicólogo social aplicado. In: Eco, U.; SEBEOK, T. O signo de três. São Paulo: Perspectiva, 2004.

UM ESTUDO EM ROSA. Direção: Paul McGuigan, Produção: Steven Moffat e Mark Gatiss. Londres e Cardiff. BBC, 2010, Netflix.

Publicado
2019-06-17
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica