Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras

  • Janice Gonçalves Alves Faculdade Fernão Dias
Palavras-chave: Objetivos Educacionais, Línguas estrangeiras, Novos letramentos, Multiletramentos.

Resumo

Considerando os objetivos educacionais do ensino de línguas estrangeiras dentro de um contexto sócio-histórico, onde importantes mudanças epistemológicas e tecnológicas têm exigido adaptações e transformações, este artigo propõe rever os conceitos das teorias dos Novos Letramentos e dos Multiletramentos (GEE, 1990, COPE e KALANTZIS, 2000, LANKSHEAR e KNOBEL, 2003). A proposta deste artigo é uma reflexão sobre as perspectivas para uma educação crítica que se abre a partir destas teorias, as quais encaixam-se como propostas às novas demandas sociais vigentes.

 

Biografia do Autor

Janice Gonçalves Alves, Faculdade Fernão Dias

Janice Gonçalves Alves

Graduação em Letras Português-Inglês – Faculdades Teresa Martin, Pós-graduação em Tradução – Universidade de São Paulo, Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês – Universidade de São Paulo. Atua como docente nas disciplinas Inglês Instrumental e Comunicação Empresarial na FAFE, Osasco – Faculdades Fernão Dias; acompanhamento acadêmico no Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos letramentos, multiletramentos e línguas estrangeiras, sediado na USP.

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Publicado
2018-12-19
Como Citar
Alves, J. G. (2018). Teorias dos novos letramentos e multiletramentos: Perspectiva crítica no ensino de línguas estrangeiras. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 22(43), 8-29. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/5837
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica