A REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA DE CONTOS DE LIMA BARRETO ARTICULADA AO SISTEMA SEMIÓTICO DISCURSIVO

  • Stefânia Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

O presente artigo propõe discorrer, com base em reflexões de natureza semiótica, o sentido apreendido especificamente na Semiótica Discursiva para a análise de contos literários. Os estudos pontuam elementos de nível narrativo, o fazer do actante e os valores almejados. Para o nível discursivo voltamo-nos à sintaxe discursiva, visando os mecanismos de projeção da enunciação, à imagem do enunciador e enunciatário e aos processos argumentativos constituintes do enunciado. O trabalho, no entanto, percorreu mais uma trajetória de análise discursiva da semântica discursiva, então delimitamo-nos ao processo de Figurativização para examinar as figuras presentes no discurso, como a iconização, a isotopia e à temática do texto. O material empregado para a abordagem teórica são dois contos de autor Lima Barreto, Harakashy e as escolas de Java e Um músico extraordinário. O papel da análise não se detém nas particularidades semióticas, mas vai além para identificar os desdobramentos da representação no plano do conteúdo e indicar a relação entre os sujeitos instalados e os fatores de ruptura social constituintes do discurso.

Biografia do Autor

Stefânia Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestranda no programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS campo Grande-Ms.

Referências

BARROS, D. L. P. de. Teoria semiótica do texto. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2005.

______. Teoria dos discursos. São Paulo: Editora Humanitas, 2002.

FIORIN, J. L. Elementos de Análise do Discurso. 14ª ed. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Enunciação e Semiótica. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Rio Grande do Sul. n.33, p.69-97, 2006.

GREIMAS, A. J. Sobre o sentido II: ensaios semióticos. São Paulo: Editora EDUSP, 2014.

GREIMAS, A. J.; COURTÈS, J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Editora Cultrix, 1979.

SCHWARCZ, L. M. Contos Completos de Lima Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

BARRETO, A. H. L. Harakashy e as escolas de Java. In: SCHWARCZ, L. M. Contos Completos de Lima Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, p. 152-161, 2010.

______. Um músico extraordinário. In: SCHWARCZ, L. M. Contos Completos de Lima Barreto. São Paulo: Companhia das Letras, p. 212-217, 2010.

Publicado
2019-06-17
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica