“Versão de testes” e “O Corvo”
um mergulho perturbador no espelho negro de seu próprio eu
Resumo
Resumo: Desde o século XVIII, o poder e a longevidade do gótico têm se justificado na medida em que suas obras nos incitam a lidar com nossos desejos, medos e ansiedades, desde aqueles mais subjetivos até os mais sociais e culturais. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o episódio “Playtest”, da série Black Mirror, argumentando que ele constitui um “âmbito simbólico” (HOGLE, 2002, p. 02) para expressar as ansiedades e os medos de nossa sociedade frente aos avanços tecnológicos. Considerando os elementos narrativos e de estilo que afiliam esse episódio à tradição gótica, defendemos que essa produção estabelece um diálogo intertextual profundo com o poema “O Corvo”, de Edgar Allan Poe, especialmente na construção de um eu assombrado por seus medos e seu passado reprimidos. Revisamos os elementos que compõem a camada sonora de produções audiovisuais com base em Bordwell a Thompson (2008) e observamos que o som é um aspecto fundamental na construção de um espaço gótico no episódio da série, em que ocorre um apagamento entre dicotomias da teoria do cinema aplicadas à técnica do som, tais como som diegético versus não diegético. Os resultados apontam que “Versão de testes” dialoga com “O Corvo” e que sua incursão no universo gótico possibilita um aprofundamento de um dos temas centrais levantados por Black Mirror, qual seja que a relação do protagonista com o jogo de realidade virtual pode ser culturalmente sintomática do papel avassalador da tecnologia em nossas vidas cotidianas.
Palavras-chave: Black Mirror; Gótico; O Corvo; Edgar Allan Poe.
Referências
BLACK MIRROR. Versão de testes. Dir. Dan Trachtenberg. Reino Unido: House of Tomorrow, 2016.
BORDWELL, D.; THOMPSON, K. Film Art: an introduction. New York: McGraw-Hill, 2008.
FISHER, B. F. “Poe and the Gothic tradition”. IN: HAYES, Kevin J. (org.). The Cambridge
Companion to Edgar Allan Poe. Cambridge: CUP, 2004.
HOGLE, J. (ed.). The Cambridge Companion to Gothic Fiction. Cambridge: CUP, 2002.
POE, E.A. The Fall of the House of Usher and Other Writings. London: Penguin Books, 2003.
SCHOLES, Robert [et al]. Elements of Literature: essay, fiction, poetry, drama, film. New York:
Oxford University Press, 2003.
STAM, R. “Beyond Fidelity: The Dialogics of Adaptation”. IN: NAREMORE, James (Org.). Film
Adaptation. New Jersey: Editora da Universidade de Rutgers, 2000. p. 54-76.
SANTOS, R. C. Z. RAMOS, W. F. OLIVEIRA, B. B. M. G. Temática Livre. Revista Papéis, 2025. DOI: 10.55028/papeis.v28i56
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.