Lélia Gonzalez, uma Linguista Popular atemporal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/00q8b346

Palavras-chave:

Linguística Popular; L´élia Gonzalez; Pretuguês

Resumo

O presente estudo se inscreve no campo da Linguística Popular, numa visada integracionista, tendo como objeto de estudo as intervenções folk de Lélia Gonzalez, importante intelectual brasileira com formação no campo das humanidades e ativista dos direitos das mulheres negras. De acordo com a categorização de Paveau (2018) por coeficiente, as contribuições de Lélia Gonzalez no campo das linguagens a caracterizam como cientista não linguista. Fruto de seu ativismo nas causas de gênero e raça, as contribuições de Lélia extrapolam as causas libertárias e reverberam no campo da linguística ao propor o conceito do ‘pretuguês’, apontando as contribuições africanas na constituição da língua portuguesa brasileira.

Referências

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Ciências Sociais Hoje, Brasília, ANPOCS, n. 2, p. 223-244, 1983.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, p. 69-82, jan./jun. 1988.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização de Flávia Rios e Márcia Lima. Rio de Janeiro: Zahar, 2020. 376 p.

PAVEAU, M-A. Não linguistas fazem linguística? Uma abordagem antieliminativa das ideias populares. Revista Policromias. Volume 03, número 02, 2018 [2008]. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/policromias/article/view/21267.

Downloads

Publicado

10-06-2026

Edição

Seção

Artigos - Linguística e Semiótica

Como Citar

PEREIRA THIERS VIEIRA, Nayhara Juliana Aniele; FERREIRA DE ALMEIDA, Terezinha. Lélia Gonzalez, uma Linguista Popular atemporal. Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS , [S. l.], v. 30, n. 59, p. 88–104, 2026. DOI: 10.55028/00q8b346. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/25776. Acesso em: 24 jun. 2026.