A temática do homoerotismo no naturalismo brasileiro:

uma análise da obra Bom-Crioulo, de Adolfo Caminha

  • Rian Lucas da Silva IFPB
  • Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues IFPB
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##: https://doi.org/10.55028/papeis.v26i52.10476

Résumé

Este artigo busca analisar algumas das principais características do naturalismo brasileiro e, para isso, adota como objeto de estudo a obra Bom-Crioulo (1895), do escritor cearense Adolfo de Caminha, a fim de comprovar tais características dentro da obra supracitada, mostrando os motivos que a levam a ser classificada como pertencente ao naturalismo. Além disso, é debatido ao longo do trabalho a temática do homoerotismo, apresentando a forma como os personagens homossexuais, Aleixo e Amaro, são abordados, bem como a forma como eles são encaixados dentro do romance. Desse modo, para comprovar todas as afirmações que serão feitas nesse trabalho, são apresentados excertos de passagens do livro, no intuito de comprovar e dar veracidade às informações. Como principal fundamentação teórica, buscou-se embasamento em estudos de Leonardo Mendes (2003), Robert Howes (2005) e José Carlos Barcellos (2006). As discussões que serão proporcionadas neste estudo, portanto, demonstram que Caminha foi um escritor à frente de seu tempo por ter escrito sobre temas que eram (e talvez ainda sejam) considerados polêmicos e escandalosos para a sociedade vigente da época.

Bibliographies de l'auteur

Rian Lucas da Silva, IFPB
Discente no curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Desenvolve artigos na área da Literatura Brasileira com temáticas voltadas ao racismo, feminismo, homoerotismo, entre outras. Além disso, é escritor de textos (poemas, contos e crônicas) dentre os quais alguns já foram, inclusive, publicados em revistas ("Ecos da palavra" e "LiteraLivre").
Golbery de Oliveira Chagas Aguiar Rodrigues, IFPB

Cursou graduação em Letras (2005) e mestrado em Literatura (2008), ambos na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Em ambos os trabalhos, abordou a representação de questões de gênero na "literatura de forró". Atualmente é professor do campus Campina Grande, onde coordenou o Profuncionário, política pública nacional de capacitação de servidores públicos da educação básica, modalidade EaD. Atua também como docente de Letras a distância. Já atuou como coordenador de Extensão e Cultura e atualmente é Chefe de Departamento de Ensino Técnico.

Références

BARCELLOS, José Carlos. Literatura e homoerotismo em questão. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2006. Disponível em: <http://www.dialogarts.uerj.br/admin/arquivos_emquestao/[1]lit_e_homo.pdf>. Acesso em: 5 maio 2020.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 1970.

CAMINHA, Adolfo. Bom-Crioulo. São Paulo: Martin Claret, 2003.

FORSTER, Edward Morgan. Aspectos do romance. 2. ed. Porto Alegre: Globo, 1974.

HOWES, Robert. Raça e sexualidade transgressiva em Bom-Crioulo de Adolfo Caminha. João Pessoa, UFPB. Graphos, Revista da Pós-Graduação em Letras, Vol. 7. n. 2/1, p. 171-190, 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/graphos/article/view/9459/5112>. Acesso em: 2 maio 2020.

MENDES, Leonardo. Naturalismo com aspas: Bom-Crioulo de Adolfo Caminha, a homossexualidade e os desafios da criação literária. Revista Gragoatá, Niterói, Universidade Federal Fluminense, v. 14. p. 29-44, 2003. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33444>. Acesso em: 1 abril 2020.

PEREIRA, Lúcia Miguel. História da Literatura brasileira. Prosa de ficção (de 1870 a 1920). 1ª Ed. São Paulo: Nova Fronteira, 1973.

ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (2). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v25i50.

ALMADA, Magdalena Gomes; BENATTI, Andre Rezende; RAMOS, Wellington Furtado. OLIVEIRA, Bella Beatriz Martins Gomes. Literatura em perspectivas transdisciplinares: diálogos com saberes outros (1). Revista Papéis, 2024, DOI: https://doi.org/10.55028/papeis.v24i48

Publiée
2024-04-03
Rubrique
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes