Sob a insígnia do corpo que não aguenta mais:
morte, luto e melancolia em A Desumanização, de Valter Hugo Mãe
Résumé
O presente trabalho visa analisar como morte, luto e melancolia se apresentam na obra A desumanização de Valter Hugo Mãe. A perspectiva adotada para a análise aqui proposta é pautada nas ideias expressas por David Lapoujade em seu ensaio O corpo que não aguenta mais. Sob esse direcionamento buscou-se perceber os pontos de diálogo entre O corpo que não aguenta mais – Lapoujade - e A desumanização - Mãe. Por meio dos personagens, seus enfrentamentos e de uma linguagem poética, Mãe configura a potência de corpos que resistem às agruras de uma existência de perdas. Os fatores que impactam a vida dos personagens e que, devido a eles, expressam de um lado fragilidades, de outro forças de resistência, são, principalmente, o enfrentamento de morte, as fases e faces do luto e a melancolia manifesta no cotidiano de Halla, seu pai, a mãe e Einar – personagens mais marcantes na obra.
Références
FREUD, S. Luto e Melancolia. Obras Completas Vol. 12, Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Trad. Para o português realizada pelo CEPAT FINTE IHU (Instituto Humanitas Unisinos). Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/noticias/38572-o-corpo-utopico-texto-ineditode-michel-foucault.
JUNG, Carl Gustav. A Natureza da Psique. Petrópolis: Vozes, 2000.
JUNG, C. G. Memórias, sonhos e reflexões. Ed. Nova Fronteira, 1986.
KOVACS, Maria Julia. Morte e desenvolvimento humano. Rio de Janeiro: Casa do psicólogo, 1992.
KRISTEVA, Julia. Sol Negro Depressão e melancolia. Rio de Janeiro: Rocco, 1989.
LAPOUJADE, Davi. O Corpo que não aguenta mais. In: _. GADELHA, Sylvio (orgs.). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relumé Dumará, Fortaleza: Secretaria da Cultura e Desporto, 2002
MÃE, Valter Hugo. A desumanização. São Paulo: Biblioteca azul, 2017.
SCHOPENHAUER, Arthur. Metafísica do amor Metafísica da morte. Trad. Jair Barboza. São Paulo: Martins Fontes 2000.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.